Macron só vai nomear primeiro-ministro após Jogos Olímpicos

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta terça-feira que não vai nomear um primeiro-ministro posteriormente o termo dos Jogos Olímpicos de Paris, que terminam no dia 11 de agosto.

“Até meados de agosto, vamos nos concentrar nos Jogos, e depois nomearei um primeiro-ministro”, afirmou Macron em uma entrevista televisionada, a primeira desde que ele convocou eleições legislativas antecipadas em 9 de junho, posteriormente sua coalizão suportar um revés nas eleições para o Parlamento Europeu.

Macron ignorou, dessa forma, a candidatura de Lucie Castets, apresentada hoje pela Novidade Frente Popular (NFP). Essa federação de esquerda tem uma pequena maioria na Reunião Vernáculo, o parlamento gálico, com tapume de 200 deputados, adiante da coalizão macronista (160) e do partido de ultradireita Reagrupamento Vernáculo (140), embora esses números sejam aproximados, levando em conta parlamentares independentes, mas de ideologias semelhantes às dessas três bancadas.

Macron avaliou que “não há maioria de esquerda” no parlamento e deu porquê exemplo a candidatura fracassada à presidência da Reunião do comunista André Chassaigne, bravo pela NFP – o incumbência ficou com a candidata macronista Yael Braun-Pivet.

“A questão é que tipo de maioria pode possuir na Reunião para que um governo gálico seja capaz de concordar reformas, concordar orçamentos estatais e fazer o país proceder”, declarou.

Para Macron, a prelecção das eleições legislativas é que “ninguém pode implementar seu programa” próprio e, por isso, ele pediu que as forças que montaram um bloqueio contra o Reagrupamento Vernáculo nas eleições legislativas (a NFP e a coalizão macronista, mormente, além da centro-direita) trabalhem juntas.

Ele citou porquê exemplo a organização dos Jogos Olímpicos, que serão abertos oficialmente em três dias, porque, segundo ele, houve a cooperação de uma prefeitura socialista, uma região com presidência de centro-direita e um governo vernáculo de meio.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios