Mais centros de distribuição e aviões: o plano do Mercado Livre para dobrar a operação logística

Em ritmo vertiginoso de incremento, o Mercado Livre vai inaugurar 11 centros de distribuição até o termo de 2025, passando dos 10 atuais para 21 centros de distribuição.

Seis centros de distribuição serão inaugurados ainda neste ano, uma vez que secção do montante de R$ 23 bilhões de investimentos anunciados pela companhia em abril. Outros cinco CDs serão inaugurados ao logo do próximo ano, fazendo secção do orçamento que a companhia ainda está definindo. “Mas, com certeza, será maior”, garante Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil.

SAIBA ANTES: Receba as notícias do INSIGHT no Whatsapp

O objetivo dos novos investimentos é expandir a presença geográfica da operação logística da companhia, entrando principalmente em novos Estados uma vez que Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Região Federalista. Dos novos endereços, 63% são fora de São Paulo.

É uma aposta no Brasil, no ecommerce e no incremento que acreditamos realizar nos próximos anos”, diz o executivo. No primeiro semestre deste ano, as vendas da companhia no país cresceram 33% na presença de o mesmo período de 2023, com  o país liderando as operações do grupo — além do Brasil, que representa tapume de 50% do faturamento, o Mercado Livre opera no México e na Argentina, onde nasceu. 

Todas as novas instalações fazem secção do padrão fulfillment, em que as mercadorias ficam estocadas até que o consumidor realize a compra. Com isso, argumenta Yunes, a empresa amplia em 40% o número de cidades que irão receber entregas no mesmo dia. Hoje, são 232 municípios nessa modalidade de entrega. 

Com mais de 900 milénio metros quadrados adicionados à maLha logística, a expectativa é de que os custos de frete sejam reduzidos em até 50%, ocortando preços para vendedores e consumidores, de combinação com o diretor de operações, Luiz Vergueiro.

A intensidade de incremento da plataforma de marketplace labareda atenção do mercado e tem reservado recomendações de “buy” para as ações do Meli, negociadas em Novidade York, mas investidores têm se mostrados mais atentos aos investimentos logísticos, os custos operacionais e as margens do negócio.

Para Yunes, o incremento de vendas deve logo responder à pressão inicial de despesas por motivo dos investimentos. “Nossa visão é seguir melhorando rentabilidade ano em seguida ano, dispêndio da rede logística está dentro disso. Não esperamos impacto na rentabilidade pelo aumento na rede logística”, afirma. 

De combinação com ele, o incremento de todoo o setor de ecommerce no Brasil  (cuja penetração está em torno de 15% contra mais de 20% de mercados mais maduros uma vez que o norte-americano) vai vir por mais pessoas no ecossistema, mas também por mais compras ao mês, o que deve ser ampliado com o aumento de entregas em mesmo dia, muito uma vez que com a ingresso de sellers regionais conforme mais CDs são inaugurados. 

O executivo exemplifica com o meio de distribuição da Bahia, inaugurado ainda em 2020 e que marcou a ingresso do Mercado Livre em regiões menos concentradas. “Desde que o lançamos ganhamos 15 pontos de market share. O de Pernambuco, inaugurado há um mês, está sinalizando que vai refletir esse comportamento”, afirma.

Além dos novos CDs, o Mercado Livre está adicionando dois aviões à sua frota com o braço de logística de trouxa da Gol, a Gol Log. No totalidade, serão nove aeronaves. “Ter aeronaves nos ajuda a ter desenvolvimento dos mercados. Com as entregas chegando em até dois dias, o mercado cresce, e depois conseguimos contruir nossa rede logística”, diz Yunes.

A frota aérea tem sido especialemente utilizada na operação logística para a região Setentrião do país, onde o Mercado Livre ainda não tem centros de distribuição.  No Amazonas, por exemplo, o período médio de entrega passou de até 15 dias para dois dias.

Além dos novos CDs, a companhia anunciou ampliação de instalações, incluindo a ampliação na atuação na Bahia e no Rio de Janeiro. Também pretende aumentar os investimentos em robótica. Hoje são 334 robôs autônomos no CD de Cajamar (SP), sua maior instalação, o que levou a 20% menos tempo no processamento de pedidos.

A ação do Meli acumula subida de mais de 63% no último ano na Nasdaq, levando a companhia a um valor de mercado de US$ 107 bilhões.  

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios