Com 234 focos em 24 horas, Acre tem dia com mais queimadas no ano – ac24horas.com

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre caminha para o término de agosto com a tendência de espancar a quantidade de focos de queimadas do mesmo período no ano pretérito, quando ocorreram 1.388 detecções. Até quinta-feira, 22, foram 1.143 registros.

A última quinta também teve outra marca digna de registro. Com 234 focos de calor, foi o dia no de 2024 com mais detecções de queimadas. Os dados são do Instituto Vernáculo de Pesquisas Espaciais (INPE), atualizados diariamente na plataforma BD Queimadas.

No ano, são 1.883 focos de queimadas no Acre, número que supera em 183% o aglomerado do ano pretérito até 22 de agosto. Aumenta a preocupação o trajo de setembro ser o mês mais crítico, com nos dados dados da série histórica do monitoramento, que começa em 1998.

Ainda segundo o INPE, esta é a temporada com o maior registro de focos de queimadas em 17 anos no país, situação agravada pela seca que castiga mais de milénio cidades brasileiras. Na Amazônia Lítico, exclusivamente no mês de agosto foram registrados mais de 22 milénio focos de incêndio.

O volume de queimadas aglomerado em várias regiões do país, somado com o que é produzido por cá mesmo, faz com que a população sofra efeitos na saúde. O Acre tem hoje uma das piores qualidades do ar do país.

De convenção com relatório recente do projeto Acre Queimadas, desenvolvido por pesquisadores da Ufac, Rio Branco teve mais de vinte dias em julho com qualidade do ar supra dos padrões saudáveis. Manoel Urbano foi pior, passou mais de 22 dias sob nível de até seis vezes supra do mínimo recomendado.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios