
Eliminatórias: Brasil goleia o Peru e consolida recuperação
A Seleção Brasileira venceu o Peru por 4 a 0, na noite dessa terça-feira (15), diante de mais de 60 milénio pessoas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelas Eliminatórias do Mundial de 2026. Raphinha (2), Andreas Pereira e Luiz Henrique fizeram os gols do jogo. Com o resultado, o Brasil chegou aos 16 pontos, mesma pontuação do Uruguai, que está em terceiro lugar.
A Amarelinha volta a jogar em novembro. Primeiro, contra a Venezuela, fora de morada. Depois, enfrentará o Uruguai, em Salvador.
O Jogo
O primeiro tempo começou com possante retranca da seleção visitante. Isso dificultou a movimentação da Seleção Brasileira. Tanto que somente aos 23 minutos a equipe dirigida por Dorival Júnior deu o primeiro pontapé com transe – finalização de Raphinha no travessão.
A goleada começou a se riscar aos 32 minutos, em seguida jogada individual de Igor Jesus, que acabou com um toque de mão de Zambrano dentro da dimensão. Pênalti que só foi confirmado em seguida a mediação do VAR.
Aos 37, Raphinha cobrou muito, de esquerda, no esquina recta do goleiro Gallese. Brasil 1 a 0. O gol mudou totalmente a partida. O Peru se viu obrigado a transpor da resguardo para tentar o empate e deu espaços para a Seleção Brasileira.
Aos 41, Rodrygo quase ampliou e aos 43, Raphinha tentou fazer um belo gol, encobrindo Gallese, mas não teve sucesso.
Pressão no segundo tempo
Dorival Júnior não fez mudanças no pausa e o segundo tempo foi todo do Brasil. Domínio totalidade desde o primeiro minuto, quando Rodrygo obrigou o goleiro peruviano a se esticar para evitar outro gol.
Aos 5 minutos, em seguida arranque de Raphinha, Savinho recebeu a globo na direita, livrou-se de dois marcadores e sofreu pênalti. Raphinha, novamente de pé esquerdo, ampliou: 2 a 0.
Rodrygo, Gerson e Igor Jesus desperdiçaram boas oportunidades e, aos 24, Dorival Júnior optou por Andreas Pereira e Luiz Henrique, para o lugar, respectivamente, de Rodrygo e Savinho.
Brilhou a estrela do treinador na primeira jogada dos dois que tinham terminado de entrar. Aos 26 minutos, Luiz Henrique avançou pela direita e cruzou na medida para um voleio do camisa 7 Andreas Pereira, um gol ao estilo de Bebeto, atacante tetracampeão mundial.
Dois minutos depois, Luiz Henrique foi mais uma vez certeiro, num pontapé de fora da dimensão, sem resguardo para Gallese. Na sequência, Endrick e Matheus Pereira e depois André também tiveram a chance de jogar por alguns minutos. O Brasil continuou pressionando o opoente e por pouco não fez o quinto gol.
Escalação do Brasil
Ederson. Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner, Bruno Guimarães (André), Gerson, Raphinha (Matheus Pereira), Savinho (Luiz Henrique), Rodrygo (Andreas Pereira) e Igor Jesus (Endrick).
Próximo jogo
Na próxima rodada das Eliminatórias, o Brasil enfrenta a Venezuela, fora de morada, em Maturín, no dia 14 de novembro. Depois, no dia 19, recebe o Uruguai, em Salvador.