
Breaking estreia nas Olimpíadas: veja regras e tudo o que você precisa saber
O breaking faz sua estreia nas Olimpídas em Paris 2024 nesta sexta-feira, 9, com a competição feminina. No esporte, que tem origem na Novidade York de 1970, os participantes são chamados B-Boys e B-Girls. Eles disputam uma dança com passos que incluem giros, deslocamentos no soalho e movimentos laterais de ombros e de troncos.
A competição pode ser individual, em duplas, em trios ou em grupo. Mas, em Paris, a disputa vai sobrevir de maneira individual. O confronto é fundamentado na música escolhida pelo DJ e os competidores têm um tempo determinado para fazer as apresentações. Não é sempre que o dançarino pode escolher o som que vai tocar.
Porquê vai ser o breaking nas Olimpíadas de Paris?
Nos Jogos Olímpicos de Paris a competição vai iniciar com duelos entre os países participantes. Os dançarinos disputarão o “round robin”, com tempo de 60 minutos. Depois ocorrem as quartas de final, semifinais e finais.
As mulheres disputam nesta sexta-feira, dia 9 de agosto. Os homens, no sábaro, dia 10 de agosto.
Tem brasiliano no breaking?
Nos jogos deste ano, o Brasil não se classificou para competir no breaking. Leony Pinho e Mini Japa disputaram vagas em Budapeste, na Hungria, no Olympic Qualifier Series, mas não conseguiram vaga.