
Cadastro de propriedade rural já pode ser feito online em Goiás
Uma novidade funcionalidade disponível no Sistema de Resguardo Agropecuária (Sidago), a partir desta terça-feira (01/10), permite que os produtores rurais de Goiás cadastrem suas propriedades de forma totalmente do dedo. O recurso, disponibilizado pela Filial Goiana de Resguardo Agropecuária (Agrodefesa), possibilita o envio de documentos obrigatórios de forma virtual, eliminando a premência de deslocamento até as unidades regionais da Filial.
O objetivo da medida é facilitar e agilizar o processo de cadastramento, proporcionando mais comodidade aos produtores, além de aumentar o número de propriedades registradas no estado. De consonância com José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, a iniciativa faz secção de um esforço contínuo do Governo de Goiás para modernizar os serviços públicos.
“Com o autocadastro, os produtores ganham tempo, e o estado melhora o planejamento de ações que garantem a sanidade agropecuária e a qualidade dos vitualhas produzidos”, destacou.
O autocadastro foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Agrodefesa posteriormente identificar a premência de modernizar o processo, que até portanto exigia a presença física do produtor. Carlos Howes, gerente de tecnologia da dependência, explicou que os documentos serão anexados diretamente no sistema durante o cadastro e passarão por uma estudo técnica. Caso aprovados, o cadastro será liberado, e o produtor receberá a senha para acessar o Sidago.
Para realizar o cadastro, é necessário que o produtor tenha a Letreiro Estadual ativa na Secretaria de Estado da Economia. O processo pode ser feito no site do Sidago, onde o produtor deve preencher a ficha cadastral e apensar os documentos exigidos. Depois essa lanço, os arquivos serão avaliados por um servidor responsável e, se tudo estiver correto, o cadastro será confirmado.
Para facilitar os produtores, foi disponibilizado um manual com o passo a passo para o autocadastro no Sidago, conseguível no site solene da dependência.
O cadastramento junto à Agrodefesa é obrigatório para todas as propriedades rurais em Goiás e principal para a emissão da Guia de Trânsito Bicho (GTA), documento indispensável para o transporte de animais no Brasil. A Agrodefesa alerta ainda para a obrigatoriedade do cadastro de lavouras de soja, que deve ser feito eletronicamente a cada safra. O prazo para o cadastramento da safra atual é até 2 de janeiro de 2025, 15 dias posteriormente o término do calendário de semeadura.