
IFRS publica guia para aplicação voluntária do ISSB
IFRS publica guia para emprego voluntária do ISSB
A IFRS Foundation publicou nesta quarta-feira (25) um guia com o objetivo de concordar as empresas que tenham optado por utilizar voluntariamente os padrões internacionais emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB). O documento Voluntarily applying ISSB standards – A guide for preparers ( Emprego voluntária das normas ISSB – Um guia para preparadores ) foi criado para orientar os primeiros passos na adoção das normas, além de ajudar as companhias a conversar seu progresso aos investidores.
As normas ISSB servem uma vez que referência para que as empresas atendam a requisitos de sustentabilidade. Essa prestação de contas tende a se tornar obrigatória em um número cada vez maior de países e regiões.
No Brasil, decisão da Percentagem de Valores Mobiliários (CVM) tornará obrigatório o uso desses padrões. A Solução nº 193 da CVM, de 10 de outubro de 2023, estabelece que as empresas brasileiras deverão adotar as normas ISSB, com relatórios voluntários começando em 2024 e a conformidade obrigatória entrando em vigor em 1º de janeiro de 2026.
A Europa também considera os padrões ISSB em suas determinações para relatórios de sustentabilidade.
Aliás, as normas ISSB fornecem aos investidores uma risca de base global de divulgações para ajudar a informar as decisões de investimento.
Guias para ISSB
O guia será uma instrumento útil para as empresas, particularmente em países ou regiões sem requisitos regulatórios para utilizar as normas ISSB.
O documento é o mais recente de uma série de publicações destinadas a concordar a implementação dos padrões IFRS S1 (requisitos gerais para divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade) e IFRS S2 (divulgações relacionadas ao clima).
No Brasil, há também uma publicação produzida pelo IBGC para conselheiros sobre normas IFRS .
O post IFRS publica guia para emprego voluntária do ISSB apareceu primeiro em ESG Insights .