Morre David Graham, ator de 'Doctor Who' e 'Peppa Pig', aos 99 anos
Morreu na última sexta-feira, 20, o ator David Graham, famoso por suas contribuições à dublagem de personagens marcantes na televisão, os 99 anos. O artista foi responsável por dar a voz ao Vovô Pig, da animação infantil “Peppa Pig”, e dos “Daleks”, antagonistas no seriado britânico “Doctor Who”. A justificação da morte não foi revelada.
A morte foi confirmada pelo produtor Jamie Anderson, rebento do fundador da série “Thunderbirds”, na qual Graham também atuou. “Estou muito triste em confirmar a morte”, disse ele ao The Guardian.
Semanas antes, Anderson havia comemorado o natalício do dublador em um evento em Birmingham (Reino Unificado), com a presença de murado de duas milénio pessoas. “Cantamos parabéns para ele em uma ocasião muito jubiloso. Agora, poucas semanas depois, ele se foi. David sempre foi generoso com seu tempo e talento. Ele fará muita falta.”
Quem foi David Graham?
David Graham era oriundo de Londres. Teve uma longa curso que o levou de papéis teatrais no Reino Unificado até dublagens memoráveis em produções de TV. Antes de se destinar ao ofício de ator, serviu porquê mecânico na Força Aérea Britânica.
A estreia de Graham em papéis de destaque na televisão ocorreu em 1963, quando passou a dublar os “Daleks” em “Doctor Who“, vilões que se tornaram secção fundamental do sucesso da série. Pouco tempo depois, em 1965, ele começou a colaborar em “Thunderbirds”, dublando diversos personagens.
Em 2004, Graham assumiu o papel do Vovô Pig na animação *Peppa Pig*, que o apresentou a uma novidade geração de fãs. Ele dublou o personagem até 2022.