
Eleições: PF prende 36 candidatos com mandados de prisão em aberto em diversos estados
A Polícia Federalista (PF) prendeu, até sexta-feira, 36 candidatos às eleições municipais de 2024 que tinham mandados de prisão em franco. As detenções ocorreram nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
De combinação com a PF, os crimes relacionados aos candidatos são variados: tráfico de drogas, prevaricação ativa, promoção de imigração ilícito, porte ilícito de arma de queimada, cessação violenta do Estado Democrático de Recta, crimes sexuais e não pagamento de pensão alimentícia.
As eleições de 2024 são para prefeito, vice-prefeito e vereador. A exceção entre os estados é o Região Federalista, onde o pleito não será realizado, por não ter esses cargos no Executivo e Legislativo locais.
A partir deste sábado, os candidatos que disputam as eleições municipais não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. A medida passa a valer 15 dias antes da eleição, marcada para o próximo dia 6 de outubro.