Eleições 2024: 53% dos candidatos declararam ser negros

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nessa terça-feira (20), informações sobre o perfil dos candidatos das eleições deste ano. Dos 456 milénio inscritos para a disputa de prefeito, vice-prefeito e vereador, 155 milénio são mulheres. O que corresponde a aproximadamente 33% do totalidade.

Entre os candidatos, 53% declararam ser negros, totalizando 240 milénio pessoas. O PCdoB é o partido com mais pessoas negras, somando 73% dos homens que concorrem a um incumbência pela legenda e 70% das mulheres. O PL e o Novo têm o maior percentual, respectivamente, de homens e de mulheres não negros.

Candidaturas femininas:

  • Negras: 80.645
  • Não negras: 74.355

Candidaturas masculinas:

  • Negras: 159.942
  • Não negras: 141.368

É a partir de dados uma vez que esses que TSE a calcula os valores das cotas que cada {sigla} tem recta do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário. Para o financiamento da candidatura de mulheres, por exemplo, há a garantia de 30% de destinação dos recursos.

Recentemente, o Congresso Pátrio aprovou proposta que retirou punições para legendas que não cumpriram a quota de recursos públicos para candidaturas de pacto com critérios de cor e gênero.

Aliás, foi criado uma espécie de “financiamento” das dívidas dos partidos, com pagamentos em até 180 meses.

Também foi inserido na Constituição a obrigação de os partidos direcionarem 30% dos recursos recebidos para candidaturas de pessoas pretas e pardas.

A mudança na legislação determina que os partidos deverão reinvestir, nas eleições seguintes, as verbas que deixaram de ser pagas nos pleitos anteriores.

Essa quantia deverá ser aplicada em candidaturas negras nas quatro eleições subsequentes à promulgação da PEC, a partir de 2026.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios