
Guerra judicial toma conta da eleição em Brasiléia – ac24horas.com
A PRINCIPAL disputa pela prefeitura de Brasiléia não está sendo travada na luta nos bairros pelos votos, mas na esfera judicial, onde estão tramitando duas ações de inelegibilidade, junto à justiça eleitoral, que envolve os dois concorrentes a prefeito. Um dos pedidos é o de impugnação da candidatura de Leila Galvão (MDB), sob argumento de ter sido condenada pelo TCE e ter as suas contas reprovadas pela Câmara Municipal de Brasiléia. O outro pedido de impugnação é contra o candidato a prefeito Carlinhos do Pelado (PP) – atual vice-prefeito – por ter assumido a prefeitura e praticado atos porquê prefeito no período dos seis meses que antecedem a eleição. É pedido na ação que seja proferido inelegível e não possa ser candidato nesta eleição. A previsão é de que na próxima semana a justiça eleitoral se pronuncie sobre as duas ações. Nos dois casos caberá recurso para o TSE. A decisão pode mexer com o cenário da disputa em Brasiléia.
CRIME ELEITORAL
O MDB entrará amanhã com uma ação contra o prefeito Tião Bocalom (PL), pela prática de transgressão eleitoral. A ação anexa material jornalística, vídeos da entrega de colchões, e cestas básicas que estavam armazenados desde a última alagação, deixados para serem entregues na eleição pela prefeitura. Além de vários depoimentos.
BRIGAS JUDICIAIS
COM A CAMPANHA, começou a guerra judicial. Os candidatos a prefeito Itamar de Sá (PODEMOS), Leila Galvão (MDB) e Rodrigo Damasceno (PP) estão sendo acionados na justiça eleitoral, com pedidos de impugnação do registro das candidaturas, por condenações pelo TCU e TCE. A luta deve perfazer no TSE, caso aconteçam recursos dos adversários contra a decisão judicial dos casos. Uma vez que a justiça eleitoral é célere, a decisão não deverá demorar.
INSISTE NA VAQUINHA
O PREFEITO Bocalom (PL) voltou a tutorar a famosa “vaca mecânica”, que zero mais é que uma máquina que extrai o intragável leite de soja, para distribuição na rede municipal de ensino. É um maná saudável, mas o sabor é de suco de feijoeiro cru.
BEM ORGANIZADA
O COMANDO da campanha do prefeito Tião Bocalom (PL) mostrou uma militância organizada e aguerrida na ida do candidato, para a sua entrevista no AC24horas, com recta até de telão para transmissão ao vivo.
MAIS IMPORTANTE
PELO grande número de citações do seu nome pelo prefeito Tião Bocalom (PL), a dedução que se chega é a de que o senador Márcio Bittar (UB), é tratado porquê a figura mais importante da sua campanha. Idolatra o Bittar.
MEIO PERDIDO
O QUE já deu para se notar nestes primeiros dias de campanha foi que, o senador Alan Rick (UB) anda meio perdido. Sabe que seu nome está fora da foto de 2026 no grupo formado pelo senador Márcio Bittar (UB), Fábio Rueda (UB) e Tião Bocalom (PL). Não é nenhum diletante para não ler o cenário do horizonte.
NOME PARA 2026
CONVERSANDO esta semana com um possuinte de instituto de pesquisas sobre o cenário de 2026, ele destacou o traje da deputada federalista Socorro Neri (PP) desabrochar muito não só na capital, mas, também, no interno, nas simulações sobre disputa do Senado.
BEM POSICIONADA
QUEM se encontra muito posicionada na disputa de uma vaga para a Câmara Municipal da capital, com uma campanha ativa e redonda, é candidata Gabriela Câmara (PP), com subida chance de conseguir um procuração.
VAI ASSUMIR
UMA DAS promessas de campanha do candidato a prefeito de Rio Branco, Jenilson Leite (PSB) é que, se lucrar assumirá no procuração a recuperação das Ruas do Povo, hoje abandonadas.
FRASE MARCANTE
“As boas amizades são porquê o bom vinho; melhoram com o tempo”. Monteiro Lobato.
DIFERENÇA ESTREITADA
A DIFERENÇA entre as candidaturas de Jéssica Sales (MDB) e Zequinha Lima (PP), que disputam a prefeitura de Cruzeiro do Sul, já não é tão larga porquê no início da disputa pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.
GUERRA DE SENA MADUREIRA
O VÍDEO que foi distribuído pela oposição e que mostra supostamente o prefeito Mazinho Serafim dizendo que quebra a prefeitura, mas elege seu candidato Gilberto Lira (UB), porque se perder vai recluso; e respondido por Mazinho que alega ser armação dos seus adversários para prejudicar sua imagem e politicalha contra o seu candidato. O caso, segundo soube, será enviado pela oposição para a justiça eleitoral com pedido de perícia do vídeo, para checar a sua autenticidade ou não. O incidente é só o início da guerra que será deflagrada na disputa pela prefeitura de Sena Madureira.
LANÇAMENTO DE PESO
QUEM fez um lançamento de candidatura que impressionou a cúpula do MDB, pelo grande público reunido ontem, foi o candidato a vereador de Rio Branco, pelo MDB, Jessé Cruz; candidato do Pastor Moreira, da Igreja Quadrangular. A maior da campanha até cá. O MDB não fará menos de três vereadores.
PESQUISAS NO FORNO
NO INÍCIO da próxima semana deveremos ter duas pesquisas registradas para divulgação, a serem feitas pelos institutos Data Control e DELTA, sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Ambas darão um setentrião do quadro atual das candidaturas do prefeito Zequinha Lima (PP) e da médica Jéssica Sales (MDB).