Geferson Aragão confirma pré-candidatura para vereador
Geferson Aragão, ex-secretário municipal do Esporte em Aparecida de Goiânia nas gestões de Maguito Vilela, Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano, participou do Bate-Papo NG nesta sexta-feira (17/05) e explicou as mudanças que implementou durante a sua gestão para gerar oportunidades aos atletas locais e promover a saúde da população em universal.
Durante a entrevista, o gestor afirmou que agora se concentra na pré-candidatura a vereador a pedido dos esportistas, que acreditam que seu trabalho pode ser ainda mais significativo caso esteja na Câmara. “Não estou pleiteando uma cadeira na Câmara para mim, para o Geferson Aragão, é para que eu tenha força para ajudar o esporte mais ainda”, disse o ex-secretário do Esporte ao Portal Notícias Goiás.
O partido escolhido pelo pré-candidato para disputar as eleições foi o Partido Renovação Democrática (PRD), que, segundo ele, deve permitir que seja feita uma política dissemelhante, voltada para os resultados.
“Eu disputo o pleito para poder fortalecer o esporte da cidade. A gente escolheu essa {sigla} e espero que ela seja da traço que eu trabalho, da traço da seriedade, não aceitando nenhum meandro de conduta, nem de devassidão. É mal eu fui formado, fui criado pela minha família: fazer o muito sem olhar a quem”, afirmou.
Geferson compartilhou a sua visão para o esporte em Aparecida. “Eu vivo 24 horas o esporte e vou detrás de solucionar as demandas da minha cidade. Hoje, ela está no patamar de melhor cidade do esporte de Goiás e isso é resultado do que foi feito por uma equipe. Por mim, pelo prefeito Gustavo, pelo Maguito, pelo Vilmar Mariano e pela minha equipe de esporte, que cumpre as metas que têm que ser cumpridas.”, comentou.
Em sua gestão foram entregues mais de quinze obras entre praças, campos sintéticos, piscinas olímpicas, estádios, sendo que outras cinco ainda estão em curso, uma vez que a pista de skate da Vila Brasília e o campo sintético Veiga Jardim.
Uma de suas maiores conquistas foi a ampliação da oferta de esportes para a população aparecidense. Ele explica que quando assumiu a Secretaria havia aproximadamente milénio pessoas cadastradas em esportes na prefeitura, e hoje esse número subiu para quinze milénio. Mesmo assim, a meta deixada por ele para o seu sucessor, Marcelo Augusto, é de chegar a trinta milénio.
“Quando a gente coloca um no esporte, a gente tira um da droga, tira um da ergástulo, tira um da polícia.”, diz Geferson Aragão
Outro projeto de grande destaque é o Aparecida Compete, que fornece um auxílio de milénio reais para que os atletas possam simbolizar a cidade em competições fora do município. “É o município que tá bancando, paga a hospedagem, alimento, matrícula e transporte. Ele vai lá, gasta o numerário, os R$ 1.000, e traz as notas fiscais.”, explicou o ex-secretário.
Ele ainda afirma que Aparecida tem os melhores atletas do estado por conta do auxílio que permite que eles se dediquem ao esporte. “Por exemplo, nós temos uma vice-campeã mundial de Jiu-Jitsu cá, Elaine, que estava em Los Angeles, ao vivo para todo mundo. Ela foi vice-campeã; por pouco ela não se tornou campeã mundial, por culpa do Aparecida Compete.”, reforçou o idealizador do projeto.
Aparecida sobressai também nos Jogos Abertos de Goiás, em que é tetracampeã. O gestor explica que isso é resultado do investimento em infraestrutura e nos competidores. “Portanto essa foi a transformação, falta muita coisa ainda, mas vamos ter paciência que estamos no caminho patente”, afirmou.
Geferson destaca que a sua gestão incentivou todos os esportes. Além do futebol, sob sua liderança, foram impulsionados esportes uma vez que karatê, judô, jiu-jitsu, taekwondo, natação, vôlei, basquete, futsal e ciclismo. O gestor comenta ainda que todos podem participar; na cidade existem atividades esportivas para pessoas com autismo, basquete em cadeira de rodas, times de amputados e cegos, que passaram a receber espeque direto da Secretaria. Para participar dessas modalidades, os aparecidenses podem se matricular nos centros esportivos e nas estruturas públicas onde as atividades acontecem.