
Bairros de São Paulo voltam a ter falta de energia; 73 mil clientes na capital seguem sem luz
Mesmo com a previsão de chuvas mais leves, regiões de São Paulo estão enfrentando falta de pujança. Na manhã deste sábado, 19, bairros porquê Granja Sto Antonio e segmento de Pinheiros, ficaram sem luz, com previsão de restabelecimento do serviço para as 16h30, segundo a Enel.
Na rede social X, macróbio Twitter, há relatos de falta de pujança no Núcleo, Vila Remo e Butantã. No Largo da Batata, em Pinheiros, e em Sta Cecília, alguns semáforos estão fora de funcionamento. A reportagem de EXAME tentou acessar os canais de contato da Enel no WhatsApp, mas encontrou mensagens que informavam a indisponibilidade do atendimento ao consumidor — a empresa alega que estão operando normalmente.
Porquê o apagão afetou as pesquisas e o que esperar da última semana da eleição em SP
Ao ser contatada, a Enel disse em nota que mantém seu efêmero de funcionários mobilizado e atuando neste sábado. “Tapume de 2.400 profissionais estão de prontidão. Equipes trabalham para restabelecer a pujança em bairros porquê Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro, por exemplo. Ao todo, estamos atendendo 700 ocorrências por falta de pujança na espaço de licença — 24 municípios da Região Metropolitana, incluindo a capital paulista”.
As interrupções ocorrem apesar de a cidade estar sob chuvas fracas, contrárias ao temporal inicialmente esperado para o termo de semana. A queda de pujança surpreendeu, pois um alerta emitido pela Resguardo Social nesta manhã indicou que as chuvas mais fortes mudaram de direção, afetando principalmente Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Todo o estado de São Paulo, que estava sob expectativa de temporais, terá condições meteorológicas mais amenas do que o previsto.

Mercado em Pinheiros: falta de luz atinge algumas regiões do bairro (Lucas Amorim/Inspecção)
Chuvas na sexta-feira
Na sexta-feira (18), algumas cidades paulistas, porquê Presidente Prudente, enfrentaram tempestades com ventos fortes e raios. Mesmo assim, a situação melhorou para São Paulo neste sábado, com os volumes de chuva aquém do esperado.
Chuvas fortes se deslocam de São Paulo para Minas Gerais e Rio de Janeiro
As temperaturas caíram e não devem passar dos 21°C, com mínima de 16°C à noite. Para o domingo (20), espera-se garoa ligeiro e temperaturas entre 15°C e 22°C. A partir de segunda-feira (21), o tempo deve melhorar, com sol entre nuvens e elevação das temperaturas, sem previsão de chuva na Grande São Paulo.