
Setor de cooperativas cresce com taxas competitivas e impulso do Banco Central
O setor de cooperativas no Brasil alcançou a marca de 692 bilhões de reais em receita em 2023, um desenvolvimento de 5,5% na verificação com o ano pretérito. O volume equivale a 6,35% do resultado interno bruto (PIB) do país, segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasílio.
O desenvolvimento das maiores cooperativas do país em 2023 foi impulsionado pelo setor de crédito, que tem o maior volume de cooperados: são 17,946 milhões, um aumento de 15,8% em relação ao ano anterior. A gaúcha Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) aumentou seu faturamento em 38%, atingindo 44,588 bilhões de reais — receita que a coloca na liderança do Ranking EXAME MELHORES E MAIORES 2024. Outra cooperativa de crédito, o Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob), aparece pouco aquém, na terceira colocação, com um desenvolvimento de receita de 18%, totalizando 21,5 bilhões de reais. No totalidade, a receita das cooperativas de crédito cresceu 28%, alcançando 137,7 bilhões de reais, enquanto o volume de ativos subiu 23%, chegando a 809 bilhões.
O bom desempenho do setor se deve à agenda de maior competitividade e inclusão do Banco Meão. Vantagens porquê taxas competitivas e retorno das sobras aos cooperados também têm ajudado a retirar a performance das cooperativas de crédito, segundo Samuel Barros, reitor do Instituto Brasílio de Mercado de Capitais (Ibmec). No ano pretérito, as sobras, que são redistribuídas aos cooperados, tiveram subida de 17,8%, somando 15 bilhões de reais — valor que chega a superar o lucro reportado pelos grandes bancos no período.
Outro ramo importante dentro do cooperativismo é o rústico, que em 2023 apresentou um ligeiro recuo de 1,5% no volume de ingressos, totalizando 423,2 bilhões de reais. Apesar do recuo, influenciado por fatores climáticos, a Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), maior cooperativa do setor, voltou a apresentar desenvolvimento. Em 2023, sua receita aumentou 8%, atingindo 28,7 bilhões de reais.