Biden afirma que cessar-fogo na Faixa de Gaza está mais perto do que nunca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a repórteres no Salão Oval da Vivenda Branca nesta sexta-feira que um eventual conciliação entre Israel e o Hamas para um cessar-fogo na Filete de Gaza está “mais perto do que nunca”.

“Prefiro não dar má sorte, mas podemos ter alguma coisa”, declarou Biden, recusando-se a dar mais detalhes.

Nos últimos dois dias, a delegação israelense se reuniu com os mediadores dos EUA, do Egito e do Sondar em Doha, com a notável exiguidade de emissários do grupo islâmico palestino Hamas, que optou por não comparecer.

A asseveração de Biden não coincide com as declarações do Hamas depois a desenlace dessa rodada de negociações.

O grupo islâmico expressou sua insatisfação com as negociações de Doha, dizendo que “não foi incluído um compromisso com o que foi acordado em 2 de julho”, em referência à proposta original apresentada por Washington.

Israel e Hamas, com a mediação de Egito, Sondar e EUA, vêm negociando um cessar-fogo há meses em troca da libertação de dezenas de reféns israelenses.

Enquanto isso, o encarregado do Pentágono, Lloyd Austin, conversou com o ministro da Resguardo israelense, Yoav Gallant, nesta sexta-feira para discutir possíveis ataques do Irã ou do Hezbollah, que os dois países esperam há dias.

“Confirmei que os EUA continuam a monitorar o planejamento de ataques pelo Irã e seus representantes, e estão muito posicionados em toda a região para tutelar Israel e proteger o pessoal e as instalações dos EUA”, disse Austin em transmitido.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios