Ecologia e taxação de ricos serão destaques de viagem de Haddad aos EUA
A transformação ecológica e a reforma tributária internacional serão destaques da viagem do ministro da Quinta, Fernando Haddad, aos Estados Unidos. De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20.
Durante a viagem, temas porquê rafa, finanças sustentáveis e os desafios das pautas ambientais, sociais e econômicas estarão presentes nos compromissos oficiais.
Projecto de Transformação Ecológica
No primeiro dia, o ministro procura promover o Projecto de Transformação Ecológica do Brasil
em evento sobre finanças sustentáveis, no Wilson Center, organizado pelo Brazil Institute e pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Quinta. Haddad estará ao lado da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e do economista Mark Carney.
Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), o Projecto de Transformação Ecológica procura promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização, por meio de investimentos que melhorem o meio envolvente e reduzam as desigualdades. O projecto está estruturado em seis eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia rodear e adaptação às mudanças climáticas.
Ainda no primeiro dia, Haddad vai até a Câmara de Transacção dos Estados Unidos (US Chamber), escoltado do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. O ministro participa de um pintura dos quais tema será Investindo na América Latina: as Reformas Econômicas do Brasil.
Eventos paralelos ao G20
No segundo dia da viagem a Washington, Haddad participa de alguns eventos paralelos à reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. Na sede do Banco Mundial, o ministro participa do pintura A Força-Tarefa da Inópia, que tem porquê objetivo engajar líderes globais na luta contra a instabilidade cevar. Evento tem presença confirmada de representantes dos Estados Unidos, União Africana, Noruega e África do Sul.
Na sequência, Haddad participa de uma discussão sobre tributação internacional em um evento organizado em parceria entre Brasil e França, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema ganhou destaque na reunião do G20 realizada em São Paulo, em fevereiro. Ainda na terça-feira (16), o ministro irá a uma mesa-redonda sobre a dívida soberana global.
Na tarde de quarta-feira (17), Haddad participa das reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI, e de um jantar solene de trabalho do G20, na sede do FMI.
Na quinta (18), Haddad preside a segunda reunião ministerial do G20, também na sede do FMI, e dará uma entrevista coletiva. À tarde, o ministro terá uma reunião bilateral com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an. Em seguida, participa de uma reunião fechada promovida pelo FMI e pelo G20 sobre riscos para a economia global.
A viagem da comitiva do Ministério da Quinta encerra-se na sexta-feira (19). Pela manhã, estão programados um moca da manhã no FMI e a reunião plenária do fundo. À tarde, Haddad conversará com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni, e participará da reunião do comitê de desenvolvimento do Banco Mundial. O embarque de volta para São Paulo está previsto para as 18h30 (horário lugar).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ecologia e taxação de ricos serão destaques de viagem de Haddad aos EUA
De 15 a 19/4, o ministro participa de reuniões do FMI, Banco Mundial, e Trilha Financeira do G20
Resumo da semana ESG: acessibilidade, mulheres e mercado de trabalho, sustentabilidade
Conteúdos em subida na última semana do ESG Insights
40% das mulheres já perderam oportunidades profissionais devido à aspecto, revela estudo
Peso, falta de maquiagem e preocupações com o cabelo são algumas das pressões estéticas relatadas
Pesquisadores querem produzir combustíveis de aviões sustentáveis por meio da cultivação
Emissões de gases de efeito estufa pelo setor distraído cresceram rapidamente nas últimas décadas
“A deficiência no Brasil ainda está nesse lugar de satisfazer prestação”
A técnico Amanda Lyra analisa quadro das empresas brasileiras e denuncia falta de acessibilidade física e do dedo
Na CPI, diretor da Braskem admite culpa da empresa por danos em Maceió
Primeiro diretor da empresa a prestar prova diz que Braskem assume a reponsabilidade e procura a mitigação dos danos
Mobilidade Virente: veja as 23 empresas já habilitadas
Segundo o governo, outros 18 pedidos de ingresso no programa Movimentar ainda estão em estudo
Mineração em cimalha mar coloca Noruega em águas turbulentas
Reconhecida porquê liderança ambiental no mundo, país caminha para outra direção
Falta de informação impede compromisso com reciclagem, revela pesquisa
Resultados mostram a urgência de fabricar políticas públicas de gestão de resíduos sólidos
Agenda ESG: cursos e eventos da semana – 8/4
Opções de conteúdos ESG na agenda semanal
O post Ecologia e taxação de ricos serão destaques de viagem de Haddad aos EUA
apareceu primeiro em ESG Insights
.