As autoridades chinesas esperam fortes chuvas neste domingo, 15, à medida que o tufão Bebinca se aproxima da densamente povoada costa leste do país.
Em antecipação ao tufão, que segundo o Ministério de Gestão de Desastres deverá tocar o solo entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, os dois principais aeroportos de Xangai, capital econômica do país, cancelaram todos os seus voos.
De contrato com o ministério, Bebinca pode promover chuvas muito fortes ou mesmo “torrenciais”.
A chegada do tufão coincide com o Festival do Meio Outono, período festivo no país em que estão previstas 74 milhões de viagens de trem, segundo a dependência Xinhua.
O Ministério de Recursos Hídricos lançou um protocolo de emergência de nível quatro (o mais inferior) para riscos de inundação em Xangai e nas províncias de Jiangsu, Zhejiang e Anhui, informou a Xinhua.
Nos dois principais aeroportos de Xangai, “a partir das 20h00 [09h00 em Brasília], todos os voos serão cancelados”, informou o via solene CCTV.
O tufão já passou pela ilhéu japonesa de Amami na madrugada de domingo, com ventos sustentados de até 198 quilômetros por hora, segundo a Escritório Meteorológica do Japão, que reportou o “risco de deslizamentos de terreno devido às fortes chuvas”.
Nas Filipinas, seis pessoas morreram devido à queda de árvores causada pelo tufão, segundo autoridades. Bebinca atingiu o meio e o sul do país na sexta-feira com ventos e inundações.
Espera-se que o fenômeno procedente enfraqueça e se transforme em uma tempestade tropical com chuvas e tempestades em algumas áreas do sul do Japão, afirmou a dependência meteorológica japonesa.
1/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
2/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
3/12
People chat next to a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Pessoas conversam ao lado de uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
4/12
(Foto de panfleto tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra um carruagem capotado por fortes ventos do Tufão Shanshan em Miyazaki)
5/12
(Esta foto de panfleto tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra galhos de árvores no solo derrubados por ventos fortes do Tufão Shanshan no Parque Tachibana em Miyazaki)
6/12
(Pessoas verificam o aviso notificando o horário do último trem transtornado devido ao Tufão Shanshan na estação de Hakata na cidade de Fukuoka em 29 de agosto de 2024)
7/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
8/12
(Um varão passa por uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024. O Tufão Shanshan atingiu o Japão com força totalidade em 29 de agosto, ferindo dezenas enquanto ventos uivantes quebravam janelas e arrancavam telhas de casas enquanto chuvas torrenciais transformavam rios em torrentes furiosas)
9/12
(Autoridades da Escritório Meteorológica do Japão (E) e do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizam uma coletiva de prensa conjunta sobre o alerta peculiar para o Tufão Shanshan em Tóquio em 28 de agosto de 2024)
10/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
11/12
This picture shows a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Esta foto mostra uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
12/12
This handout image taken from the Japan Meteorological Agency’s satellite “Himawari” on August 28, 2024 shows typhoon Shanshan (C) moving closer to Japan’s Kyushu region. (Photo by Handout / Japan Meteorological Agency / AFP) / —–EDITORS NOTE — RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / Japan Meteorological Agency” – NO MARKETING – NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(imagem de panfleto tirada do satélite “Himawari” da Escritório Meteorológica do Japão em 28 de agosto de 2024 mostra o tufão Shanshan (C) se aproximando da região de Kyushu, no Japão)