
Educação Municipal de Goiânia conquista 1º lugar no Ideb
Pela primeira vez na história Goiânia a Rede Municipal de Instrução alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Instrução Básica (ldeb) nos anos iniciais do Ensino Fundamental com a média 6,5. No levantamento de 2023, a capital aparece também em terceiro lugar para os anos finais com nota de 5,4. Os dados apontam um desenvolvimento nas notas em relação ao Ideb de 2021 (o índice é medido a cada dois anos), quando Goiânia aparece em 4º disposto, nos anos iniciais e 8º nos anos finais.
Goiânia também conquistou a 3ª posição no ranking pátrio das capitais mais alfabetizadas na idade certa do país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Instrução. O resultado coloca a capital adiante de cidades porquê São Paulo e Rio de Janeiro.
Dentre os motivos para o bom resultado da capital, destaca-se os investimentos da ordem de R$ 64 milhões em reformas de escolas, valorização dos professores, geração da rede de robótica, com a implantação de laboratórios makers, entregas de kits uniformes e ampliação da Rede municipal de Ensino.
O Ideb cruza duas informações para apresentar uma graduação que vai de 1 a 10. A taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino) e as notas do Sistema de Avaliação da Instrução Básica (Saeb). As avaliações foram de português e de matemática feita por alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio. No caso do 9º ano, para uma exemplar específica, houve também questões de ciências da natureza e ciências humanas.
Prefeito Rogério Cruz comemorou os resultados e destaca investimentos de sua gestão na extensão da Instrução
Em suas redes sociais, o prefeito comemorou o salto de 4º para o 1º lugar nos anos iniciais e o terceiro lugar para os anos finais. “Desde o início de meu procuração tenho investido para melhorar a instrução básica da capital. E agora estamos colhendo os frutos deste trabalho que foi feito em toda a rede”, escreveu.
No levantamento anterior, em 2021, a instrução de Goiânia já havia sido destaque, com um salto da 9ª para a 4ª posição (de 2019 para 2021), nos anos iniciais. Em 2021, a nota dos anos iniciais era de 5.9 e com os resultados atuais, subiu para 6.5. Nos anos finais, em 2021, Goiânia era oitavo lugar entre as capitais, com a nota de 5.1, e com os dados sobe para 5.4, o que deixa a Capital goiana na posição de terceiro lugar.
Na atual gestão, foram inauguradas 10 unidades de ensino que somaram à ampliação de 5 milénio novas vagas à rede municipal. São eles: Cmei Dom Antônio Ribeiro, Cmei Dona Ramila, Cmei Nion Albernaz, Monteiro, Cmei Ceasa, Cmei Vila Areião, Cmei João Pedro Calembo, Cmei Silvia Praxedes, Cmei Santa Helena, Escola Municipal Donata e Escola Municipal de Tempo Integral Professora Marlei Garcia.