Os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, vão voltar na próxima semana à superfície devastada por inundações na região de Valência, posteriormente uma visitante tensa cinco dias posteriormente a catástrofe, confirmou o régio nesta terça-feira, 12.
“Ainda não demos a data e os lugares, mas vai sobrevir”, afirmou o rei sobre a visitante, informada horas antes à AFP por fontes da Morada Real.
“Desde o início, também quisemos transmitir a vontade de estarmos presentes de diferentes formas em todos os locais afetados”, acrescentou o régio na base de Bétera, região de Valência, onde se reuniu com militares destacados nas áreas devastadas pelas inundações.
Depois uma primeira passagem turbulenta pela zona afetada, o rei pretende encarar o próximo deslocamento “levando em conta as circunstâncias que estão vivendo”.
Uma comitiva integrada por Felipe VI e Letizia, entre outras autoridades, visitou no último dia 3 a localidade de Paiporta, epicentro do sinistro, que deixou 222 mortos e 23 desaparecidos, segundo o balanço mais recente. A visitante ocorreu em um envolvente de tensão, no qual a comitiva foi recebida com insultos e lançamentos de objetos contra seus integrantes, imagens que deram a volta ao mundo.
Depois passar pela base de Bétera, o superintendente de Estado visitará um navio usado para alojar soldados no porto de Valência, e a principal base logística do Tropa naquela cidade, que dá nome à região.
Desde as inundações, as críticas da população miram principalmente no superintendente de governo regional, que acusam de ter demorado a reagir, mas também no governo mediano da Espanha.
espa
1/8
Uma foto tirada em 29 de outubro de 2024 mostra uma vista do rio Guadalhorce que transbordou em Alora, perto de Málaga, depois que fortes chuvas atingiram o sul da Espanha
(Uma foto tirada em 29 de outubro de 2024 mostra uma vista do rio Guadalhorce que transbordou em Alora, perto de Málaga, depois que fortes chuvas atingiram o sul da Espanha)
2/8
Um carruagem enroupado de lodo é fotografado em uma rua inundada em Alora, perto de Málaga, em 29 de outubro de 2024, depois que uma poderoso chuva atingiu o sul da Espanha
(Um carruagem enroupado de lodo é fotografado em uma rua inundada em Alora, perto de Málaga, em 29 de outubro de 2024, depois que uma poderoso chuva atingiu o sul da Espanha)
3/8
Um varão anda de bicicleta numa rua coberta de lodo posteriormente as inundações em Picanya, perto de Valência, leste de Espanha, em 30 de outubro de 2024. As inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste de Espanha, deixaram 51 mortos, disseram os serviços de resgate em 30 de outubro.
(Um varão anda de bicicleta numa rua coberta de lodo posteriormente as inundações em Picanya, perto de Valência, leste de Espanha, em 30 de outubro de 2024. As inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste de Espanha, deixaram 51 mortos, disseram os serviços de resgate em 30 de outubro)
4/8
Familiares caminham em uma rua coberta de lodo posteriormente enchentes em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro
(Familiares caminham em uma rua coberta de lodo posteriormente enchentes em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro)
5/8
Uma retrato tirada em 30 de outubro de 2024 mostra o rio Turia posteriormente as cheias em Valência, no leste de Espanha. As inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, informaram os serviços de resgate em 30 de outubro. (Foto de Jose Jordan /Jose Jordan
(Uma retrato tirada em 30 de outubro de 2024 mostra o rio Turia posteriormente as cheias em Valência, no leste de Espanha. As inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, informaram os serviços de resgate em 30 de outubro. (Foto de Jose Jordan /Jose Jordan)
6/8
Uma favela inundada é retratada em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. As inundações desencadeadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro
(Uma favela inundada é retratada em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. As inundações desencadeadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro)
7/8
Familiares caminham em uma rua coberta de lodo em uma superfície inundada em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro.
(Familiares caminham em uma rua coberta de lodo em uma superfície inundada em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em 30 de outubro.)
8/8
Pedestres caminham ao lado de carros empilhados em uma rua coberta de lodo posteriormente enchentes em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em outubro 30
(Pedestres caminham ao lado de carros empilhados em uma rua coberta de lodo posteriormente enchentes em Picanya, perto de Valência, leste da Espanha, em 30 de outubro de 2024. Inundações provocadas por chuvas torrenciais na região de Valência, no leste da Espanha, deixaram 51 mortos, disseram serviços de resgate em outubro 30)