Ibaneis está na Itália e tem volta a Brasília prevista para sexta, após duas explosões na cidade

O governador do Região Federalista, Ibaneis Rocha, está fora do Brasil desde sábado, em viagem à Itália. Sua volta a Brasília está prevista para esta sexta-feira, 15. Enquanto isso, a vice-governadora Celina Leão está adiante da gestão lugar.

Duas explosões abalaram a Terreiro dos Três Poderes na noite desta quarta-feira, 13, resultando na morte de uma pessoa e no incêndio de um carruagem. Com o incidente, a extensão foi cercada pela Polícia Militar, o prédio do Supremo Tribunal Federalista (STF) foi segregado e a sessão da Câmara foi interrompida. O caso está sendo investigado pela Polícia Social, enquanto a Polícia Federalista já abriu um questionário.

Investigação e segurança reforçada

Um corpo foi encontrado nas proximidades do STF. De negócio com a Polícia Militar do DF, a ocorrência foi classificada uma vez que “autoextermínio com explosivo”. Em seguida as explosões, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) iniciou uma varredura no entorno do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava no Palácio da Alvorada e não foi afetado diretamente pelo incidente, mas já está em reunião com o diretor-geral da Polícia Federalista, Andrei Rodrigues.

Espaço da Terreiro dos Três Poderes é isolada

Policiais militares estão cercando a Terreiro dos Três Poderes, pedindo para que as pessoas evitem o lugar. Equipes da Polícia Militar realizam uma varredura para localizar outros possíveis explosivos. No prédio do STF, o plenário foi segregado e as autoridades recomendaram que ninguém permanecesse próximo às janelas. Ou por outra, um carruagem incendiado nas proximidades do Dentro IV da Câmara também está sendo vistoriado, enquanto a polícia investiga se há relação entre as explosões perto do STF e o incêndio próximo à Câmara.

“Há indícios de que a mesma pessoa tenha causado a explosão perto da Câmara e depois se deslocado até o STF”, declarou o Sargento Santos, da Polícia Militar do DF, que acompanha o caso.

STF emite nota solene

Em nota, o Supremo Tribunal Federalista informou que “dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança”. O expedido ressaltou ainda que “servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por cautela”. A instituição afirmou que “a Segurança do STF está colaborando com as autoridades policiais do DF” e que mais detalhes sobre as investigações dependem do desenrolar dos fatos.

Layana Costa, servidora do Tribunal de Contas da União (TCU), relatou que presenciou as explosões. “Um varão passou fazendo um sinal para nós e, em seguida, ouvi duas explosões”, disse.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios