O Japão ordenou o envio de caças em resposta à presença de aeronaves russas, que voaram ao volta do arquipélago pela primeira vez em cinco anos, disse o Ministério da Resguardo nipónico.
De combinação com um expedido, aviões Tu-142 do tropa russo sobrevoaram o arquipélago na quinta-feira, 12, desde a região sul de Okinawa até a ilhota de Hokkaido, ao setentrião.
Os aviões não entraram no espaço desatento nipónico, mas sobrevoaram uma extensão disputada entre Tóquio e Moscou, disse um funcionário do ministério à AFP na sexta-feira.
“Em resposta, mobilizamos urgentemente aeronaves de combate das forças de resguardo aérea”, afirmou o expedido da Resguardo.
A última vez que a aviação russa cercou o Japão foi em 2019, disse o responsável ministerial, mas nessa ocasião foi com bombardeios que penetraram no espaço desatento nipónico.
Esta semana, as forças navais da Rússia e da China iniciaram manobras conjuntas no Mar do Japão, que se estende entre o arquipélago, a península coreana e a costa oriental russa.
As manobras fazem secção de um tirocínio naval descrito pelo presidente russo, Vladimir Putin, uma vez que o mais importante do gênero em três décadas.
1/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
2/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
3/12
People chat next to a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Pessoas conversam ao lado de uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
4/12
(Foto de livrete tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra um carruagem capotado por fortes ventos do Tufão Shanshan em Miyazaki)
5/12
(Esta foto de livrete tirada e divulgada pela Prefeitura de Miyazaki em 29 de agosto de 2024 mostra galhos de árvores no pavimento derrubados por ventos fortes do Tufão Shanshan no Parque Tachibana em Miyazaki)
6/12
(Pessoas verificam o aviso notificando o horário do último trem desfigurado devido ao Tufão Shanshan na estação de Hakata na cidade de Fukuoka em 29 de agosto de 2024)
7/12
(Uma visão universal mostra o rio Tsubusa inchado devido às fortes chuvas trazidas pelo Tufão Shanshan em Usa, prefeitura de Oita em 29 de agosto de 2024)
8/12
(Um varão passa por uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024. O Tufão Shanshan atingiu o Japão com força totalidade em 29 de agosto, ferindo dezenas enquanto ventos uivantes quebravam janelas e arrancavam telhas de casas enquanto chuvas torrenciais transformavam rios em torrentes furiosas)
9/12
(Autoridades da Dependência Meteorológica do Japão (E) e do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo realizam uma coletiva de prelo conjunta sobre o alerta peculiar para o Tufão Shanshan em Tóquio em 28 de agosto de 2024)
10/12
(Trabalhadores removem uma árvore caída derrubada por ventos fortes do tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
11/12
This picture shows a fallen tree brought down by strong winds from Typhoon Shanshan in Usa, Oita prefecture on August 29, 2024. Typhoon Shanshan hit Japan with full force on August 29, injuring dozens as howling winds smashed windows and blew tiles off houses while torrential rains turned rivers into raging torrents. (Photo by Yuichi YAMAZAKI / AFP)
(Esta foto mostra uma árvore caída derrubada por ventos fortes do Tufão Shanshan em Usa, província de Oita em 29 de agosto de 2024)
12/12
This handout image taken from the Japan Meteorological Agency’s satellite “Himawari” on August 28, 2024 shows typhoon Shanshan (C) moving closer to Japan’s Kyushu region. (Photo by Handout / Japan Meteorological Agency / AFP) / —–EDITORS NOTE — RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / Japan Meteorological Agency” – NO MARKETING – NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS
(imagem de livrete tirada do satélite “Himawari” da Dependência Meteorológica do Japão em 28 de agosto de 2024 mostra o tufão Shanshan (C) se aproximando da região de Kyushu, no Japão)