os cuidados essenciais com a pele e o cabelo crespo

jurodrigues

Formosura negra: os cuidados essenciais com a pele e o cabelo crespo

Em uma sociedade que valoriza traços eurocêntricos , a venustidade negra rompe os padrões, representando resistência, identidade e ancestralidade. Nesse sentido, os cuidados com a pele negra e o cabelo crespo vão além da estética e se tornam práticas de empoderamento e autoestima.

“O cabelo crespo é uma forma de resistência, empoderamento e ancestralidade. Usar o cabelo crespo originário é uma maneira de expressar sua própria identidade, enfim nenhum é igual ao outro, é principalmente resistir aos padrões sociais. Ao assumir sua inflexão, abraçando a singularidade do seu fio, a mulher crespa descobre uma força interna muitas vezes apagada . No termo, é uma assinatura da sua venustidade única”, opina Isabella Galvão , cabeleireira expert em curvaturas.

A cabeleireira conta que, na famosa tábua de curvaturas, os fios crespos fazem segmento do tipo 4 , que se divide em subcategorias (4A, 4B e 4C).

“4A são aqueles cabelos crespos que apresentam cachos pequenos e definidos. 4B são os crespos com cachos em forma de Z e menos definidos. Por termo, o 4C abrange os crespos com cachos em forma de Z, muito densos e com pouca definição . Vale ressaltar que, no universal, os fios crespos costumam ser finos e porosos “, explica ela.

Tabela de curvatura de cabelo
Tábua de inflexão de cabelo | ./BOA FORMA

Apesar dessas classificações realmente ajudarem a entender melhor os diferentes tipos de fios, é fundamental não se prender a essas “caixinhas” . Cada cabelo tem suas próprias necessidades, e o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Já a saudação da pele negra, a dermatologista Dra. Julia Rocha ressalta que ela apresenta uma maior quantidade de melanina. Essa propriedade, segundo a médica, não somente dá cor à pele, mas também reforça a proteção contra os raios solares. No entanto, cá vai um aviso: isso não significa que pessoas com pele negra não precisam utilizar filtro solar.

Continua em seguida a publicidade

“A melanina é produzida pelos melanócitos . Não há diferença em relação à quantidade de melanócitos, no entanto, a quantidade de melanina é maior nos indivíduos negros. Indivíduos de pele negra possuem na epiderme uma maior proporção eumelanina/feomelanina do que pacientes brancos. A eumelanina, mormente, consegue agir uma vez que um filtro contra a radiação UVB. Porém, essa proteção ‘originário’ não é completa e também não é efetiva para proteger contra raios UVA e luz visível, destaca ela.

Por outro lado, a grande quantidade de melanina está ligada a uma maior chance de emergência de manchas.

“Estudos mais recentes evidenciam que, em pacientes com fototipo superior, ocorre uma pigmentação mais intensa e persistente relacionada à luz visível. As pesquisas ainda dizem que as manchas podem ser desencadeadas ou pioradas pela UVA – mormente a UVA de longo comprimento”, comenta.

A pele negra ainda apresenta uma subida produção de colágeno , o que a torna mais resistente ao envelhecimento .

“Os fibroblastos na pele negra são maiores, em maior quantidade e mais ativos. Também observamos uma grande quantidade de fibras colágenas. Isso tudo gera uma pele mais firme e com menor percepção de envelhecimento”, completa a médica.

Continua em seguida a publicidade

No corpo , a pele negra tende a ser mais seca. “O extrato córneo possui menor quantidade de lipídeos, provocando uma maior perda de chuva. Isso é observado principalmente nos cotovelos, joelhos e tornozelos. Nessas áreas, também há uma menor quantidade de glândulas sebáceas. Ou por outra, estudos mostram que os níveis de ceramidas são menores em indivíduos negros. Essas particularidades deixam a pele negra do corpo mais susceptível à desidratação e ressecamento “, detalha Rocha.

Já no rosto , ela frequentemente apresenta um aumento da oleosidade . “As glândulas sudoríparas são maiores, mais numerosas e fabricam mais sebo. Logo, pacientes negros costumam se queixar do excesso de oleosidade na pele do rosto”, completa a Dra. Julia.

Agora que você já conheceu os principais detalhes sobre os cabelos crespos e a pele negra , chegou a hora de desenredar quais são os cuidados mais importantes para mantê-los saudáveis . Confira a seguir!



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios