Lula sanciona aumento da pena para feminicídio para até 40 anos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.994/24, que amplia para até 40 anos a pena para o violação de feminicídio, a maior prevista no Código Penal. A novidade lei também cria um item específico para o feminicídio, deixando de ser tratado porquê homicídio qualificado. Com isso, as penas passam de 12 a 30 anos de reclusão para 20 a 40 anos, reforçando o combate à violência contra as mulheres no Brasil.

Em enunciação nas redes sociais, Lula ressaltou a valia da novidade lei no enfrentamento ao feminicídio. Ao lado da ministra Cida Gonçalves, ele destacou o compromisso do governo com a Mobilização Vernáculo pelo Feminicídio Zero, que visa não exclusivamente o aumento da pena mínima para 20 anos, mas também o agravamento das punições para outros crimes contra mulheres. O objetivo é intensificar a proteção e prometer justiça para as vítimas.

A lei reconhece o feminicídio porquê violação hediondo e define novas circunstâncias agravantes que podem aumentar a pena do sentenciado, porquê o uso de veneno, tortura, emboscada ou arma de lume de uso restrito. Esses fatores tornam a legislação mais rigorosa em situações de violência extrema, assegurando uma resposta mais severa do sistema judicial para esses casos.

Outra mudança importante é o aumento da pena para o sentenciado que descumprir medidas protetivas, passando de 3 meses a 2 anos de detenção para 2 a 5 anos de reclusão. A lei também prevê a transferência de presos por violência doméstica caso ameacem a vítima ou seus familiares durante o cumprimento da pena. O texto foi sancionado pelo Senado e pela Câmara antes da sanção de Lula.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios