8 dicas de presentes educativos para o Dia das Crianças
A puerícia é um período rico em descobertas, e os brinquedos têm um papel importante nesse mundo de brincadeiras e aprendizados. Anualmente, os pais aproveitam a chegada do Dia das Crianças para presentear os pequenos com itens que não somente divertem, mas também possam estimular a originalidade e o estágio.
Porém, encontrar um presente único pode parecer reptante, já que o mercado oferece uma infinidade de opções e o receio de não atender às expectativas da petiz é generalidade entre os pais.
Nesse cenário, os presentes educativos se destacam, pois aliam estágio e entretenimento, sendo ideais para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional dos pequenos.
Seja para despertar a curiosidade por áreas porquê ciência, arte ou música, contribuir com o meio envolvente ou para incentivar o hábito da leitura, a CNN listou oito sugestões para prometer que o Dia das Crianças, neste ano, seja não somente recreativo, mas também um passo importante para o desenvolvimento integral dos pequenos. Confira.
A depender da tira etária, jogos porquê “Detetive”, “Banco Imobiliário” ou versões voltadas ao ensino, porquê “Perguntados” e “Quebra-Cabeça Matemático”, ajudam no raciocínio lógico e no trabalho em equipe.
Livros que permitem interagir com atividades, porquê os de dobraduras, adesivos ou pop-up, são ótimas ferramentas para promover a leitura de forma mais divertida e criativa.
- Brinquedos de construção
Além de estimular a originalidade, esses brinquedos ajudam a desenvolver a coordenação motriz e a solução de problemas.
Desde cedo, estimular o interesse por música pode ser uma escolha interessante. Desde pianos de brinquedo a mini guitarras, os instrumentos ajudam a desenvolver a melhorar a coordenação motriz e a percepção dos ritmos.
Os tradicionais jogos da memória são simples, mas eficientes e ainda colaboram com concentração e ajudam a desenvolver a memória das crianças de forma lúdica. Há centenas de opções no mercado.
Kits que incluem lápis de cor, canetinhas, tintas e papéis podem proporcionar atividades para que as crianças consigam explorar sua originalidade e habilidades artísticas.
Esta opção pode ser uma instrumento educativa de altos estímulos aos sentidos das crianças. Por meio de texturas, sons, cores e movimentos, ele proporciona uma experiência interativa que favorece o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.
Esse tipo de brinquedo é mormente profícuo para crianças pequenas, pois permite que aprendam brincando, tornando-se uma magnífico soma ao seu envolvente de estágio.
- Brinquedos recicláveis ou ecológicos
Especialistas em saúde e meio envolvente têm levantado preocupações sobre os potenciais riscos do excesso de brinquedos plásticos no desenvolvimento infantil e na sustentabilidade do planeta Terreno.
Além do acúmulo de plásticos e pilhas dentro de moradia, há também falhas no descarte, o que vem impactando no acúmulo desastroso de resíduos no meio envolvente.
Por isso, fugir da “puerícia plastificada” e optar por presentes feitos de materiais recicláveis ou biodegradáveis são uma forma de ensinar sustentabilidade desde cedo, além de serem uma opção ecológica.
Veja os filmes que chegam ao streaming para ver com os filhos nas férias