
Força de Gustavo e legado do MDB favorecem Leandro Vilela
Um dos principais defensores do nome do ex-deputado Leandro Vilela (MDB) porquê candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia pela base governista, o ex-prefeito Gustavo Mendanha (MDB) assume protagonismo na sucessão eleitoral. Mendanha foi personagem mediano nas eleições de 2016 e 2020, quando se elegeu e foi reeleito prefeito, sempre pelo MDB, {sigla} que deixou temporariamente para disputar o Governo do estado, em 2022.
Agora, a definição de Leandro Vilela coloca novamente Mendanha no núcleo das articulações políticas de Aparecida de Goiânia. Além de atuar nos bastidores, ele tem utilizado as redes sociais, onde possui mais de 200 milénio seguidores, para avalizar o nome do pré-candidato do partido.
“Eu estou apoiando Leandro Vilela porquê pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia. Deputado federalista por três mandatos, sobrinho do nosso grande líder, ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela, Leandro foi um dos deputados que mais contribuiu e ajudou a cidade de Aparecida”, declarou o ex-prefeito em vídeo postado no Instagram, quatro dias depois a confirmação do nome de Leandro para a disputa.
Nesta semana, Mendanha visitou com Leandro Vilela lideranças evangélicas, que hipotecaram pedestal ao projeto eleitoral do emedebista.
“Desde que o Leandro Vilela se apresentou porquê o nome da perpetuidade, estamos unindo lideranças importantes que mostram que estamos no caminho notório”, escreveu o ex-prefeito em um post com lideranças evangélicas da igreja Tertúlia de Deus.
Gustavo Mendanha elegeu-se prefeito em 2016 na sequência dos dois mandatos de Maguito Vilela, tio de Leandro e que governou Aparecida de Goiânia entre 2009 e 2016. Em 2020, quando foi reeleito, ele obteve 197.491 votos, o equivalente a 95,81% dos votos válidos.
Além da força e carisma pessoal de Gustavo Mendanha, que traz consigo um grupo político que inclui vereadores, secretários e ex-secretários, Leandro Vilela aposta no legado do MDB em Aparecida de Goiânia, para contrapor aos adversários. Das nove eleições municipais depois a redemocratização do país, na dezena de 1980, o MDB venceu oito disputas para a prefeitura de Aparecida de Goiânia, portanto tem um grande ativo eleitoral, que se consolidou com as duas vitórias de Maguito Vilela seguidas de duas vitórias do próprio Mendanha.