
Em homenagem a Ayrton Senna, Audi lança filme com mapeamento de curvas similares ao S do piloto
Depois 30 anos de sua morte, Ayrton Senna permanece uma vez que um dos principais ídolos da Fórmula 1 e lembrado por diversas contribuições para o automobilismo. Um dos principais símbolos de sua trajetória é o “S”, sequência icônica do autódromo de Interlagos, em São Paulo. Embora a marca seja amplamente conhecida, sua história de origem nunca foi contada para a maioria dos brasileiros.
Em homenagem à sua jornada, a Audi do Brasil anunciou nesta segunda-feira, 23, o lançamento do minidocumentário “O Legado do S”, em parceria com a Warner Bros. Discovery e a Sweet Filmes.
Além de explorar a relação entre Ayrton Senna e a montadora alemã, o filme conta a história da geração do “S”. A curva foi desenhada pelo próprio piloto durante as reformas do rodeio de Interlagos, em 1989, uma vez que segmento do projeto de modernização da pista. Com o passar dos anos, o formato deste trecho se consolidou uma vez que um dos símbolos de Ayrton.
Inspirada por essa história, a Audi mapeou estradas e rodovias pelo Brasil, em procura de curvas que se assemelhem ao “S do Senna”, transformando trechos comuns em uma homenagem à tributo do piloto para o esporte.
De concórdia com Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil, a produção também faz segmento da comemoração dos 30 anos da chegada da Audi ao Brasil, conquista que também contou com a participação de Senna.
“O Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o horizonte do Brasil, pela geração do S do Senna uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos”.
Para o executivo, a homenagem na forma de documentário quer contribuir para a imortalização de um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1 no país. “Da mesma forma que o Senna trouxe a Audi para cá, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para todo o país. Queremos seguir construindo uma história em generalidade com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado”.
Em diversas cenas do documentário, há depoimentos de personalidades uma vez que o jornalista Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi e Leonardo Senna, irmão de Ayrton, que detalham, uma vez que testemunhas, grandes momentos do idoso piloto nas principais competições da categoria.
Nos bastidores
O desenvolvimento do minidocumentário contou com a participação da Bolha, estúdio de inovação que desenvolveu algoritmos avançados para identificar curvas similares à original em inúmeros cantos do Brasil. Para confrontar o traçado, comprimento e direção das curvas, os produtores foram além da geolocalização e recorreram a recursos mais avançados para calcular a porcentagem de semelhança dos trechos.
“Essa tecnologia, que combina geolocalização, estudo de dados e lucidez sintético, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível”, detalha Nagib Nassif Fruto, CEO e cofundador da Bolha.
Essa ação também marca o retorno da parceria entre a Audi e a Senna Brands, empresa responsável pela gestão da imagem e das marcas vinculadas a Ayrton Senna, que foi anunciada em março deste ano para comemorar os 30 anos de operações da marca no Brasil.
Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, salienta que a produção cinematográfica pode atrair não unicamente os fãs de corridas, uma vez que também um público largo por narrar a história do piloto com uma experiência diferenciada, de modo que os locais mapeados se tornem ‘acessíveis’ aos espectadores.
“Mapear o S do Senna em outros locais do Brasil é uma forma de permitir com que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça ainda mais a forma genuína uma vez que o Ayrton se conecta com nosso país e nosso povo”, explica Thiago Fernandes. “Essa homenagem envolveu e vai continuar a envolver muita gente, ou seja, um grande trabalho de equipe, exatamente uma vez que o Ayrton sempre fez”.
Já Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery, conta que a participação da companhia norte-americana no longa reflete a relevância de Ayrton no cenário esportivo brasílio, mesmo 30 anos posteriormente sua morte. “O teor que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em narrar histórias reais que movem as pessoas, além de substanciar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo pátrio sendo sempre segmento da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”.
Quando será a estreia de “O Legado do S”?
O lançamento do documentário “O Legado do S” está marcado para esta terça-feira, 24 de setembro, no meato do YouTube do Discovery Brasil.
O minidocumentário é unicamente o início de uma série de ações que visam perpetuar a memória de Ayrton Senna, indo além das pistas de corrida, com o esteio da Audi.