136 mil candidatos correm o risco de perder o processo de CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está emitindo um alerta aos candidatos à Carteira Vernáculo de Habilitação (CNH) sobre os prazos de validade dos processos, que normalmente são de 12 meses. Atualmente, há 136.897 processos pendentes desde o período da pandemia que precisam ser concluídos até dezembro de 2024, conforme formalidade do Recomendação Vernáculo de Trânsito (Contran), depois diversas prorrogações.

O Detran-GO recomenda que candidatos e Centros de Formação de Condutores (CFCs) continuem seus processos para evitar perder o prazo estipulado. Muitos processos foram iniciados e paralisados nas etapas iniciais, exigindo a realização de exames médicos e psicológicos, cursos teóricos e práticos, além de provas correspondentes.

O presidente do Detran-GO, Solicitador Waldir, alerta que deixar para finalizar o processo na última hora pode resultar em dificuldades, pois o congestionamento nos serviços pode prejudicar a epílogo dentro do prazo estabelecido. Se o prazo morrer, será necessário transfixar um novo processo, sem aproveitamento das taxas pagas anteriormente, que atualmente variam em torno de R$ 2 milénio para categoria B e R$ 2,8 milénio para categoria AB. “Fique discreto aos prazos e realize todas as etapas do processo sem deixar para última hora”, enfatizou.

A Solução 789/2020 do Contran determina que os processos de habilitação têm validade de 12 meses, mas várias prorrogações foram concedidas devido à pandemia, sendo a última delas pela Deliberação 271/2023, estendendo o prazo até 31 de dezembro de 2024 para todos os processos ativos até 31 de dezembro de 2023.

Solicitador Waldir ressalta ainda que o Detran-GO está se preparando para o aumento da demanda, formando mais examinadores e ampliando o quadro de servidores públicos e particulares credenciados uma vez que examinadores de trânsito. Para verificar o curso e a validade de seus processos, os candidatos podem consultar o Portal Expresso ou o site do Detran, inserindo o número do Renach e CPF na opção “Consultar Renach”.

Ranking dos Municípios com Maior Número de Processos:

  1. Goiânia – 31.804
  2. Aparecida de Goiânia – 18.252
  3. Anápolis – 9.175
  4. Rio Verdejante – 4.592
  5. Trindade – 4.155
  6. Senador Canedo – 4.117
  7. Luziânia – 3.841
  8. Valparaíso de Goiás – 3.717
  9. Novo Gama – 3.664
  10. Águas Lindas de Goiás – 3.266

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios