'Ainda Estou Aqui' se torna 2ª maior bilheteria de estreia do Brasil; saiba onde assistir

Na última quinta-feira, 7, o filme “Ainda Estou Cá“, de Walter Salles estrelado por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, chegou aos cinemas brasileiros. E a notabilidade internacional se refletiu dentro das salas: o longa se tornou a segunda maior bilheteria de estreia do Brasil em 2024, detrás somente de “Nosso Lar 2: Os Mensageiros”. Os dados são da Comscore.

Ainda Estou Cá: veja entrevista com Fernanda Torres e Walter Salles

O drama de Salles, escolha da Ateneu de Cinema Brasileira para uma vaga no Oscar de 2025, arrecadou ontem R$ 1,1 milhão e foi visto por mais de 50 milénio pessoas em todo o país. Já o de Wagner de Assis teve 164 milénio ingressos comercializados no dia de estreia, com arrecadação de R$ 3,3 milhões.

“Ainda Estou Cá”, de Walter Salles recebeu o prêmio na categoria de Melhor Roteiro no 81º Festival de Cinema de Veneza. O filme foi aplaudido por 10 minutos em seguida a exibição. De lá para cá, conquistou o Viff Audience Awards na categoria de Apresentações Especiais, filme predilecto da audiência para cinema mundial no Festival de Cinema de Mill Valley e o prêmio do público de melhor filme de ficção brasileira da Mostra de São Paulo. Fernanda Torres recebeu a estatueta de melhor atriz da Critics Choice Association para filme internacional.

Onde presenciar ‘Ainda Estou Cá’?

O filme com Fernanda Torres e Fernanda Montenegro está em edital nos cinemas desde o dia 7 de novembro. Não há previsão de quando o longa chega ao streaming.

‘Ainda Estou Cá’ tem chances no Oscar?

O longa de Walter Salles foi a escolha da Ateneu de Cinema Brasileira neste ano para uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025. O elenco já passou por diversas cidades do mundo para promover e o filme e, nas últimas semanas, foi divulgado em revistas estadunidenses de relevância para os membros da Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas, que compõem os votantes da premiação. A campanha tenta elegê-lo não só para a vaga entre os filmes internacionais, uma vez que também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Fernanda Torres), Melhor Ator Coadjuvante (Selton Mello), Melhor Direção (Walter Salles), Roteiro Apropriado (Murilo Hauser e Heitor Lorega) e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).

O filme já está na short-list de diversos veículos de prensa tradicionais de cinema, uma vez que a Variety, IndieWire, Vanity Fair, The Guardian e The Hollywood Reporter, para a categoria de filmes estrangeiros. Fernanda Torres também tem chances na categoria de Melhor Atriz. A pré-seleção do Oscar será divulgada em dezembro e a lista dos indicados, em janeiro.

O Brasil já ganhou um Oscar?

O cinema pátrio nunca conseguiu um prêmio do Oscar, muito embora já tenha conquistado algumas indicações na premiação. A última vez que recebeu uma indicação de Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o longa também de Walter Salles, “Meão do Brasil”.

Veja inferior a lista de filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar:

  • O Pagador de Promessas (1963) – Melhor Filme Internacional
  • O Quatrilho (1996) – Melhor Filme Internacional
  • O Que é Isso, Companheiro? (1998) – Melhor Filme Internacional
  • Meão do Brasil (1999) – Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Montenegro)
  • Uma História de Futebol (2001) – Melhor Curta-metragem em Live-action
  • Cidade de Deus (2004) – Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Apropriado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende), Melhor Retrato
  • O Menino e o Mundo (2016) – Melhor Animação
  • Democracia em Vertigem (Melhor Documentário)

Veja o trailer de ‘Ainda Estou Cá’, com Fernanda Torres

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios