Veja como se proteger das doenças respiratórias no inverno

Doenças típicas de inverno podem ser evitadas com medidas preventivas adequadas (Imagem: StoryTime Studio | Shutterstock)

Veja uma vez que se proteger das doenças respiratórias no inverno

Com a proximidade do inverno, que começa em 21 de junho no hemisfério sul, as temperaturas diminuem em diversas regiões do Brasil. Com o indiferente, os riscos de doenças respiratórias, uma vez que gripe, resfriado, pneumonia, COVID-19 e viroses, aumentam. Isso porque permanecer em espaços fechados para se manter aquecido pode ajudar na propagação dessas doenças.

De conciliação com a imunologista e pneumologista Larissa Cau Carlet, membro da plataforma de saúde Doctoralia, alguns sintomas característicos das doenças do período devem ser observados atendentemente, principalmente se você já tem qualquer quadro pré-existente.

“Se você já tem rinite e espirra diariamente, é importante estar cauteloso a sintomas adicionais, uma vez que febre,
dor de cabeça

e no corpo, secreção nasal colorida e tosse. Caso esses sintomas apareçam, é recomendável consultar um médico para diferenciar entre um quadro gripal, sinusite ou alguma coisa mais grave”, afirma.

Vacinas indicadas para evitar doenças respiratórias

A profissional pontua que as vacinas recomendadas para evitar complicações respiratórias no inverno incluem a vacina contra a gripe (influenza) e a vacina pneumocócica, que protege contra complicações relacionadas a pneumonias bacterianas.

“A vacina contra a gripe (influenza) é recomendada para as pessoas que têm mais de seis meses, e com exceção daqueles que têm contraindicações médicas específicas. Mas também existe
vacina

contra vírus sincicial respiratório, que são novas no mercado e indicadas principalmente para idosos. Porém, é importante consultar um médico para instaurar se a vacina é adequada para cada sujeito”, diz a imunologista.

Cuidados para prevenir crises alérgicas

Larissa Cau Carlet afirma que alérgicos respiratórios e asmáticos podem prevenir crises no inverno evitando exposição a alérgenos conhecidos, uma vez que poeira, mofo e pelos de animais. Aliás, é importante manter a mansão limpa e muito ventilada e tomar os medicamentos prescritos conforme orientação médica. O zelo com roupas de leito e agasalhos guardados é indispensável, já que podem sustar mofo, ácaros e desencadear crises caso não sejam lavados antes do uso.

“Populações mais vulneráveis ao inverno incluem idosos, crianças pequenas, pessoas com doenças crônicas, uma vez que asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), insuficiência cardíaca e
diabetes

, e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Para aumentar a isenção e prevenir doenças respiratórias, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios regulares, sono adequado e redução do estresse”, finaliza a profissional.

Por Luiza Fidelis

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios