Com vendaval de até 100 km/h esperado, SP monta gabinete de crise para temporais
A Resguardo Social do Estado de São Paulo e o Instituto Pátrio de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para intensas chuvas entre esta quinta, 7, e sexta-feira, 8, que poderão provocar tempestades e alagamentos em diversas regiões paulistas. O Inmet emitiu um aviso laranja para chuvas intensas válido até a manhã de sexta-feira, dia 8, com previsão de precipitações de até 60 mm por hora e ventos de até 100 km/h.
O alerta abrange todo o estado de São Paulo. A população deve evitar abrigo sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas e manter-se distante de torres de transmissão.
Segundo os órgãos, uma frente fria que passa pela costa do Sudeste e a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) devem aumentar o risco de temporais.
Regiões de maior risco
No estado de São Paulo, o volume reunido de chuvas será saliente em todas as regiões, com destaque para áreas uma vez que a região metropolitana da capital, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas, Sorocaba, litoral setentrião e Vale do Ribeira, onde o reunido será muito cumeeira.
A Resguardo Social paulista aponta atenção privativo para as regiões de Bauru e Araraquara, onde o risco de temporais é maior.
Nas cidades de Marília e Presidente Prudente, os níveis de reunido de chuvas também serão altos. As condições climáticas indicam ainda a possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de saraiva.
Para o término de semana, o Inmet alerta para a verosímil formação da ZCAS no sábado, 9, e domingo, 10, fenômeno que intensifica a incidência de chuvas no Sudeste e no Meio-Oeste.
Levante alerta inclui o segundo dia de provas do Revista Pátrio do Ensino Médio (Enem), o que pode impactar os deslocamentos dos estudantes. A ZCAS pode se estender em um galeria de nuvens da região amazônica ao Atlântico Sul, trazendo riscos de tempestades severas, quedas de robustez e danos à infraestrutura.
Contatos de emergência
Em situações de emergência, os cidadãos podem contatar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Resguardo Social pelo número 199. Para receber alertas de desastres, é verosímil cadastrar-se por SMS no número 40199, enviando o CEP da superfície de interesse, ou via WhatsApp pelo número 61 2034-4611.