Os caminhos de Alan Rick – ac24horas.com
O SENADOR Alan Rick (UB), um dos políticos melhor situado na preferência popular quando se foca na eleição de 2026 do governo, não deve continuar filiado ao União Brasil. Não se manifestou, oficialmente, sobre a hipótese, mas pelas séries de humilhações que vem passando dentro do partido, não vai restar outro caminho que não seja o de procurar outra {sigla} para a disputa do governo. Ou fica desmoralizado. O PP está descartado, por ser o partido pelo qual a vice-governadora Mailza Assis disputará o governo. No grupo Márcio Bittar-Bocalom do PL, que visa ter um nome próprio ao governo, é improvável que seja o seu orientação. Seria dormir com o inimigo. O PL tem sido verdugo. O Alan tem o tempo ao seu obséquio. Deve julgar muito as espumas que virão da eleição municipal. Ver uma vez que ficarão os partidos, situados depois da eleição.
O notório é que o Alan conseguiu o que nenhum outro político da bancada federalista conseguiu: uma empatia com o sufragista. Sabe transformar sua atividade parlamentar em fatos políticos positivos, que rendem sua presença na mídia. Mostrou isso quando se elegeu senador, derrotando o candidato ao Senado bravo pela máquina estatal, o ex-deputado Ney Amorim (PODEMOS). Que, ele sairá do União Brasil, isso é notório. Permanecer seria masoquismo. Porquê seria masoquismo se coligar ao PL. Não sei em que partido o senador Alan Rick (UB) vai se filiar. Mas onde estiver será um pretendente muito possante ao Palácio Rio Branco. Quando se cai na simpatia popular, todos os espinhos se afastam do caminho. Todas as pesquisas mostraram o Alan com subida validação. Seu firmamento, até cá, é de brigadeiro. Se isso vai continuar ou mudará, o tempo é o senhor da razão.
SAMBA DESAFINADO
CANSOU os ouvidos políticos os arroubos de direita contra esquerda do senador Márcio Bittar (PL). Na capital sataniza a esquerda, mas no interno é coligado do PCdoB do Edvaldo Magalhães e do PT do Jorge Viana, em vários palanques de candidatos a prefeito. É o samba ideológico mais desentoado desta campanha política.
O GLADSON É ELE
VAI cometer um erro diletante o político que apostar numa dobradinha para o Senado em 2026, com o Gladson Cameli. O Gladson é ele e mais ninguém. Vai tratar unicamente da sua campanha. Sempre foi assim ao longo da sua curso política. Ora, pois!
SINAL CLARO
O SINAL mais simples de que uma campanha vai mal, é quando se começa a soltar pesquisas fora da veras. O pior é que esse comportamento não ajuda a virar um cenário, que é desfavorável.
LEVOU QUEBRADO
O PREFEITO Bocalom levou o PP para a sua campanha, mas só um pedaço do partido. A deputada federalista Socorro Neri (PP) – a mais votada do Acre – já declarou que não apoiará a candidatura de Bocalom. Um baque.
FIM DE CONVERSA
ONTEM, foi o último dia das convenções municipais. Agora vem o registro das candidaturas. E dia 15, as campanhas já podem estar nas ruas.
SABE MEXER O DOCE
O EX-PREFEITO James Gomes assumiu o comando da campanha da mana e prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (PP), que disputará a reeleição. Quando se trata de política, o James sabe mexer o guloseima sem grudar.
NÃO FOI PRIORIDADE
ATÉ cá, a vice-governadora Mailza Assis não foi prioridade na divulgação, pela poderosa máquina da mídia governamental. Nas matérias, sempre aparece sem destaque, meio escondida. Não me pergunte o motivo.
LOTES NA LUA
UM CERTO CANDIDATO do Cumeeira Acre anda negociando espaços, numa gestão que ainda nem conquistou. É uma vez que negociar lotes na lua. É fake.
DUAS VAGAS
NÃO APOSTEM contra a possibilidade das candidatas Elzinha Mendonça e Gabriela Câmara, estarem na próxima bancada da Câmara Municipal de Rio Branco. Duas campanhas sólidas.
UMA ELEIÇÃO SEM FAVORITO
O prefeito do Bujari, Padeiro, não vai decorrer solto na procura da sua reeleição. A candidatura do ex-prefeito petista Michel Marques (UB), já pegou vento.
PLANO DE GOVERNO
O MÉDICO Thor Dantas (PSB), não unicamente apoiará a candidatura a prefeito de Marcus Alexandre (MDB), já participa da elaboração do Projecto de Governo do candidato do MDB.
BARRADO NO BAILE
O PCdoB muito que tentou indicar o vice do candidato a prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PP), mas foi barrado no dança. Perdeu a vaga para a ex-prefeita Marilete Vitorino (PP), que saiu desgastada da sua conturbada gestão. E Tarauacá sempre foi reduto do PCdoB.
TEORIA NÃO GANHA ELEIÇÃO
UM dos fatores que levou Alysson Bestene (PP) a não decolar uma vez que candidato a prefeito e ultimar aceitando ser um puxadinho da candidatura do prefeito Tião Bocalom, foi se encurralar na sua pré-campanha à PMRB de um grupo de teóricos da política, que palpitam, mas não têm votos.
TROPA MAIOR
A ALIANÇA do MDB é a que terá o maior número de candidatos a vereadores em Rio Branco. O candidato a vereador é quem estará na ponta da campanha pedindo votos.
MAIOR ALIANÇA
JÁ em Cruzeiro do Sul, segundo maior escola eleitoral do estado, quem conseguiu formar a maior coligação partidária e de candidatos a vereadores, foi o prefeito Zequinha Lima (PP), que disputará a reeleição.
PARA SENTIR O CLIMA
NA PRÓXIMA semana deverão encetar as rodadas das primeiras pesquisas depois das convenções municipais, que vão dar para sentir o clima do eleitorado sobre cada candidato. Quando a pesquisa é séria, divulgo e não brigo com os números.
TODOS CONTRA O CAMILO
O GRUPO que apoiou o prefeito de Plácido de Castro, Camilo (PP), nesta eleição está todo unificado contra a sua reeleição, apoiando a candidatura da oposição, do ex-prefeito Tavares (PSD). Camilo destroçou sua coligação.
CURIOSIDADE
AS PESQUISAS sobre as eleições em Sena Madureira e Brasiléia, são as que mais despertam curiosidade, porque nos dois municípios houve a troca de candidatos a prefeito. Vão tirar a incerteza se houve ou não mudança no cenário eleitoral.
ROSTOS COLADOS
A CHAMADA direita – que sataniza o PT – vai estar dançando de rosto colado com os petistas na campanha para a prefeitura de Feijó, com a candidatura de Cadmiel Bonfim (União Brasil) a prefeito e Francimar Fernandes (PT) de vice. No tribuna estarão o deputado federalista Ulysses Araújo (UB) e o senador Alan Rick (União Brasil). Por isso é que tenho derrotado que essa história de direita e esquerda nas eleições do Acre, é uma hipocrisia. Em Mâncio Lima estarão no mesmo tribuna o PCdoB do Edvaldo Magalhães; o PT do Jorge Viana; e o PL do senador Márcio Bittar e do Bocalom, apoiando a candidatura do Chicão da Distribuidora (MDB).
BELO TRABALHO
O deputado federalista Roberto Duarte (REPUBLICANOS) fez um belo trabalho político. O partido terá nesta eleição cinco candidatos a prefeitos; dez candidatos a vice-prefeito e duzentos e cinquenta e nove candidatos a vereadores.
NÃO SE PODE NEGAR
Acho que seu governo não é essa Coca-Cola toda. Mas não se pode negar ter sido o governo do Gladson o que deu o maior reajuste salarial aos professores. Sobre a anunciada greve dos professores estaduais, de um ponto não se pode olvidar: o estado está supra do limite prudencial de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, não sei se a greve vai resolver alguma coisa para a categoria.
FRASE MARCANTE
“Viva cada dia uma vez que se fosse o último. Um dia você acerta..”. Barão de Itararé.