Caiado discute o papel dos estados no futuro do agronegócio

O governador Ronaldo Caiado ressaltou o compromisso de Goiás com a preservação ambiental e com os investimentos em tecnologia para aprimorar a cultivação durante a 5ª edição do BTG Pactual AgroForum 2024, realizada em São Paulo, nesta segunda-feira (04/11). Ao lado dos governadores Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, e Rafael Fonteles, do Piauí, ele participou do quadro “O papel dos estados no porvir do agronegócio”.

Caiado considerou o evento uma oportunidade para discutir com empresários sobre questões ambientais em diversos setores, uma vez que a industrialização, a construção de rodovias, e, principalmente, sobre as inovações tecnológicas e o aumento de produtividade no agronegócio.

“Falamos cá não só para empresários brasileiros, mas também para aqueles de outros países que têm voltado seu olhar para o Núcleo-Oeste brasiliano e escolhem Goiás uma vez que a opção para se instalarem”, observou o governador.

Durante sua participação, Caiado mencionou o compromisso de Goiás com a redução do desmatamento proibido e destacou a valimento da parceria com entidades de classe e agricultores familiares para perceber esse objetivo.

“Somos o estado com o menor percentual de desmatamento proibido do Brasil. Essa conquista é fruto de uma associação entre governo e setor produtivo, com a formalidade de que não será feito nenhum desmatamento proibido”, enfatizou Caiado.

Rafael Fonteles, por sua vez, elogiou as iniciativas de Caiado, principalmente no combate aos incêndios criminosos. Em seguida, ele sublinhou a valimento da colaboração entre os governos estaduais e o governo federalista na geração de um sistema de monitoramento e resposta rápida para ações preventivas.

“No Piauí, conseguimos reduzir em mais de 20% a extensão devastada por queimadas. Concordo com o Caiado sobre a urgência de uma repressão firme aos incêndios criminosos. O Estado precisa agir de forma enérgica para coibir e punir essas práticas”, afirmou o governador do Piauí.

Temos a maior produtividade por hectare no Centro-Ooriente’

Ronaldo Caiado afirmou também que Goiás se tornou o segundo estado, posteriormente São Paulo, a implantar uma indústria de etanol de segunda geração. A multinacional Raizen está expandindo sua usina em Jataí, no Sudoeste goiano, para adotar essa novidade tecnologia, que utiliza resíduos da produção de etanol e açúcar para gerar biocombustível.

Caiado também ressaltou os investimentos em tecnologia voltados para o agronegócio, uma vez que o Núcleo de Primazia em Lavradio Exponencial (Ceagre), inaugurado em Rio Verdejante. O meio é focado em inovações uma vez que internet traste, automação e lucidez sintético para impulsionar o desempenho agrícola.

O governador destacou que Goiás se orgulha do desenvolvimento da cultivação no estado, com tecnologias específicas para cada região e grande produtividade. Esse progresso coloca o estado uma vez que referência no setor.

“Nós temos todo um desenvolvimento exponencial da cultivação, temos tecnologias próprias para cada região do estado, e temos hoje a maior produtividade por hectare no Núcleo-Oeste brasiliano”, explicou Caiado.

O AgroForum 2024 teve uma vez que tema mediano o porvir do agronegócio no Brasil. O evento reuniu executivos, gestores, investidores e profissionais do setor para discutir inovações e tendências. O BTG Pactual, organizador do fórum, se comprometeu a concordar o agronegócio com soluções para expandir os negócios e seguir as mudanças do mercado.



Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios