Em meio à reviravolta no processo de escolha do sucessor de Arhtur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sinalizado aos auxiliares mais próximos que desejaria conviver com um “nome de diálogo” nos dois últimos anos de procuração.
Os impactos da desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP) de disputar o função e a escolha de Hugo Motta (Republicanos-PB) para substituí-lo mudaram o tabuleiro político para uma candidatura mais “amigável” ao governo, afirmaram à EXAME técnicos da renque política. Entretanto, os mesmos governistas admitem que zero está definido, diversos acordos precisam ser feitos e o aval de Lira ao escolhido também será necessário. A eleição para o novo presidente da Câmara, vale lembrar, acontece somente em fevereiro de 2025.
Pereira, que preside o Republicanos, sofria possante resistência do PT e de membros do governo pela relação estreita que mantém com o prelado Edir Macedo, da igreja Universal. Macedo, que já foi próximo de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff, fez campanha para tentar reeleger Jair Bolsonaro em 2022.
“Diante deste cenário, abri mão de minha candidatura e decidi colocar ao presidente Arthur Lira a opção do líder da bancada do Republicanos, Hugo Motta, para que ele seja o nome de consenso entre todas as alas políticas do plenário. Uma decisão em prol da Câmara, de todos os deputados e do Brasil”, informou Pereira, em nota divulgada na última terça-feira.
Já Motta, que lidera o Republicanos na Câmara, é um político jovem de 34 anos, não possui o chancela de membro da Universal, transita entre líderes do Centrão, do bolsonarismo e do dos partidos de esquerda. Ou por outra, sua candidatura depende de vários acordos com diversos partidos e autoridades, o que reduziria seu poder na largada, disse um facilitar de Lula. “O que se pretende é não ter um outro presidente da Câmara com o perfil de Lira”, disse o mesmo assessor do presidente da República.
Lucas de Aragão, sócio da empresa de estudo política Arko Advice, afirmou que Motta parece ter maior capacidade de atrair esteio e simpatia dos governistas e do grupo liderado por Lira para disputar a presidência da Câmara. Segundo ele, a tendência é que o deputado alagoano será pragmático e apoiará o candidato que agregará maior esteio entre os partidos. Entretanto, Aragão disse que as tratativas ainda levarão qualquer tempo.
Acordos para viabilizar um sucessor
Até a decisão do Supremo Tribunal Federalista (STF), em agosto, de restringir o pagamento de emendas parlamentares, afirmou outro técnico governista, Lira tinha possante influência sobre os deputados e mantinha uma base leal ao ponto de escolher seu sucessor, sem grande interferência do governo. Com a suspensão dos repasses, o presidente da Câmara mudou de postura e, nas últimas semanas, se reuniu diversas vezes para tratar a sua sucessão. “Mesmo dizendo que não interferiria no processo, Lula passou a ser consultado e terá voz ativa na sucessão para a Câmara”, disse um interlocutor.
No Planalto, a avaliação é de que Lira mudou de postura, quer negociar e poderia até ser ministro do governo, se os acordos permitissem. Os ministérios da Saúde e das Comunicações seriam opções. “Ele não quer deixar a presidência da Câmara e voltar para a planície”, disse um parlamentar próximo do deputado alagoano.
Duas vagas no Tribunal de Contas da União (TCU) também devem ser moedas de troca na sucessão da Câmara já que o governo pretende convencer o ministro Aroldo Cedraz a antecipar a aposentadoria. Ele completa 75 em 2026 e deixaria o posto compulsoriamente. A outra é do ministro Augusto Nardes, que tem sinalizado a disposição de se candidatar ao governo do Rio Grande do Sul pelo PL nas próximas eleições e anteciparia a aposentadoria.
Essas vagas, afirmam auxiliares de Lula, poderiam atender alguns dos pré-candidatos. Elmar Promanação (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA), que não tem sinalizado disposição em desistir de disputar a sucessão de Lira. Elmar se reuniu nesta quarta-feira em São Paulo com Gilberto Kassab, presidente do PSD, segundo informou O Mundo.
No caso do Brito, afirmaram auxiliares de Lula, o libido é de ocupar uma vaga no TCU. Promanação não pretende penetrar mão da candidatura e o governo cogita oferecer a ele uma vaga no tribunal. Entretanto, Pereira também deseja um acento na galanteio de contas, confidenciaram técnicos da renque política. Esse maquinação ainda precisa ser acordado. Publicamente, Pereira nega o interesse pelo TCU, conforme afirmou à Folha de S. Paulo. Num próximo passo, Pereira mira uma vaga no STF, segundo EXAME apurou.
Enquanto Motta surge uma vez que uma opção para a presidência da Câmara, Promanação tenta convencer os petistas de que será um nome de diálogo. Ele tem trabalhado para se aproximar do ministro da Morada Social, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner (PT-BA), históricos adversários políticos na Bahia.
O deputado do União Brasil é histórico coligado de Antonio Carlos Magalhães Neto, que libera um grupo no partido que não aderiu a base governista. ACM Neto, inclusive, tem sinalizado disposição em embarcar na gestão petista caso Promanação seja o próximo presidente da Câmara. Essa possibilidade, entretanto, sofre possante resistência de Costa e Wagner.
“Todos os jogadores no tabuleiro são profissionais. As reuniões de Lira com o presidente da República mostram que Lula passou a ser peça chave no processo. Mas zero está definido”, completou um técnico da renque política.
1/39
Brasília, 07/09/2023 O ministro de Relaçoes Institucionais, Alexandre Padilha, fala com a prelo durante Desfile de 7 De Setembro no Eixo Monumental em Brasília Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil
(Brasília, 07/09/2023 O ministro de Relaçoes Institucionais, Alexandre Padilha, fala com a prelo durante Desfile de 7 De Setembro no Eixo Monumental em Brasília Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil)
2/39
Brasília (DF) 31/01/2022 – O ministro dos Esportes, André Fufuca é o convidado do programa, A Voz do Brasil na Empresa Brasil de Notícia (EBC).
Foto: Joédson Alves/Escritório Brasil
(Ministro dos Esportes, André Fufuca)
3/39
Deputado do PSD, André de Paula
(André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura)
4/39
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Robustez, durante evento em Brasília
(Alexandre Silveira, ministro de Minas e Robustez)
5/39
Anielle Franco
(Anielle Franco, ministra da Paridade Racial)
6/39
Brasília (DF), 31/01/2024, O ministro da Ensino, Camilo Santana, durante entrevista no programa Bom dia, Ministro, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Escritório Brasil
(Camilo Santana, ministro da Ensino)
7/39
(Carlos Lupi, Ministro da Previdência)
8/39
Carlos Fávaro
(Carlos Fávaro, ministro da Lavra)
9/39
Deputado Celso Sabino é relator da segunda período da reforma tributária na Câmara
(Celso Sabino, ministro do Turismo)
10/39
Brasília (DF) 24/04/2024 – O Ministério das Mulheres divulga o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) 2024, em solenidade no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O documento traz uma compilação descritiva e analítica de dados a partir de 2020, referentes ao perfil demográfico e socioeconômico das brasileiras. Ao todo, são sete eixos temáticos: Estrutura Demográfica; Autonomia Econômica e Paridade no Mundo do Trabalho; Ensino; Saúde Integral, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; Mulheres em espaços de poder e decisão; e Mulheres no Esporte. Na foto a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Foto: Jose Cruz/ Escritório Brasil
(Ministério das Mulheres lança o Relatório Anual Socioeconômi)
11/39
Brasília, 10/01/2024 – A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, participa do programa Brasil em Dia. Foto Valter Campanato/Escritório Brasil.
(Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)
12/39
Fernando Haddad, ministro da Herdade
(Fernando Haddad, ministro da Herdade)
13/39
(Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços)
14/39
ministro Juscelino Fruto – ministerio das Comunicações
Foto: Leandro Fonseca
Data: 08/08/2023
(Juscelino Fruto, ministro das Comunicações)
15/39
Brasília (DF). 17/04/2023 – O Ministro das Cidades, Jader Fruto, participa do programa A Voz do Brasil Foto Valter Campanato/Escritório Brasil.
(Jader Fruto, ministro das Cidades)
16/39
Brasília (DF), 21.05.2024 – Ministro Jorge Messias, da Advocacia Universal da União – AGU, é o entrevistado do programa A Voz do Brasil, da EBC. Foto: Juca Varella/Escritório Brasil
(Jorge Messias, ministro da Advocacia Universal da União – AGU)
17/39
Brasília (DF), 05/06/2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro interino da Secretaria de Notícia Social, Laércio Portela, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Envolvente. Foto: Marcelo Camargo/Escritório Brasil
(Brasília (DF), 05/06/2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro interino da Secretaria de Notícia Social, Laércio Portela, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Envolvente. Foto: Marcelo Camargo/Ag)
18/39
O ministro do Trabalho e Ocupação, Luiz Marítimo, é o entrevistado do programa Brasil em Taxa.
(Luiz Marítimo, ministro do Trabalho e Ocupação, Luiz Marítimo)
19/39
Brasília (DF), 10/06/2024 – A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, durante reunião com reitores de universidades federais e de institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Escritório Brasil
(Brasília (DF), 10/06/2024 – A ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, durante reunião com reitores de universidades federais e de institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Escritório Brasil)
20/39
Brasília, 03/07/2023 A ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhada do secretário de Atenção à Saúde, Suíço Magalhães, do presidente do Juízo Vernáculo de Saúde (CNS), Fernando Pigatto e da diretora do Departamento de Saúde Mental, Sônia Barros, durante coletiva sobre ações para a expansão da assistência à saúde mental no SUS. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil
(Nísia Trindade, ministra da Saúde)
21/39
Brasília (DF), 30/08/2023 – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante enunciação à prelo, no Palácio Itamaraty, em seguida encontro com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, Foto: Marcelo Camargo/Escritório Brasil
(Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores)
22/39
Brasília, (DF) – 06/04/2024 – O ministro da Secretaria-Universal da Presidência da República, Márcio Macêdo, fala a prelo, na portaria da Granja do Torto. Foto Valter Campanato/Escritório Brasil.
(Brasília, (DF) – 06/04/2024 – O ministro da Secretaria-Universal da Presidência da República, Márcio Macêdo, fala a prelo, na portaria da Granja do Torto. Foto Valter Campanato/Escritório Brasil.)
23/39
O porvir ministro da Resguardo, José Múcio, durante proclamação de ministros no CCBB Brasília.
(José Múcio, ministro da Resguardo)
24/39
Brasília (DF), 27/11/2023, Ministro do GSI, Marcos Antônio Amaro dos Santos (General Amaro), durante cerimônia de comemoração de 85 anos do GSI, onde foi apresentado a novidade estrutura do órgão, e para permitir conquista de imagens de treinamentos de segurança presidencial + outras competências do GSI (segurança da informação, segurança nuclear, Programa Nuclear Brasílico, viagens presidenciais etc.). Foto: Antonio Cruz/Escritório Brasil
(GSI completa 85 anos e apresenta novidade estrutura)
25/39
(Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte)
26/39
A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do programa Brasil em Taxa, da TV brasil.
(Margareth Menezes, ministra da Cultura)
27/39
Marina Silva, do Ministério do Meio Envolvente
(Marina Silva, ministra do meio envolvente)
28/39
O ministro da Secretaria de Notícia Social da Presidência, Paulo Pimenta, toma posse, no Salão Oeste do Palácio do Planalto
(Paulo Pimenta)
29/39
Brasília (DF) 16/05/2024 O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participa de ato no II Aquilombar, Jornada de Lutas dos Quilombolas do Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil
(Brasília (DF) 16/05/2024 O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, participa de ato no II Aquilombar, Jornada de Lutas dos Quilombolas do Brasil Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil)
30/39
Renan Fruto – ministro dos Transporte (Leandro Fonseca/Inspecção)
Foto: Leandro Fonseca
data: 10/07/2023
(Renan Fruto, ministro dos Transporte)
31/39
A entrega do documento foi feita pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti
(Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública)
32/39
Brasília (DF) 13/06/2023 Ministros das Cidades, Jader Fruto, e da Morada Social, Rui Costa, participam de audiência pública conjunta das Comissões de Meio Envolvente (CMA), de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR), todas do Senado Foto Lula Marques/ Escritório Brasil.
(Brasília (DF) 13/06/2023 Ministros das Cidades, Jader Fruto, e da Morada Social, Rui Costa, participam de audiência pública conjunta das Comissões de Meio Envolvente (CMA), de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional (CDR), todas do Senado Foto L)
33/39
Brasília (DF), 07/11/2023 – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante a fenda do 6º Brasil Investment Forum (BIF 2023), no Palácio Itamaraty. O evento reúne ministros e representantes do setor empresarial para discutir as oportunidades no Brasil para investidores estrangeiros. Foto: Marcelo Camargo/Escritório Brasil
(Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento)
34/39
Brasília (DF) 22/05/2024 O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Fruto, dá entrevista ao programa Bom Dia, Ministro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Escritório Brasil
(Silvio Costa Fruto, ministro dos Portos e Aeroportos)
35/39
O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida
(Silvio Almeira, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania)
36/39
(Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas)
37/39
Brasília (DF) 05-06-2024 Percentagem de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara realiza audiência pública para ouvir o ministro da Controladoria-Universal da União (CGU), Vinícius Marques de Roble. Foto Lula Marques/ Escritório Brasil
(Vinícius Marques de Roble, ministro da Controladoria-Universal da União (CGU))
38/39
Wellington Dias – Governador do Piauí
Foto:
data: 25/11/2021
(Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social)
39/39
Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes fala sobre o temporal que devastou o Litoral Setentrião de São Paulo no termo de semana
(Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional)