Elon Musk reabre processo judicial contra OpenAI e Sam Altman

O bilionário Elon Musk, co-fundador da OpenAI, entrou com um novo processo contra a empresa e seu CEO, Sam Altman, nesta segunda-feira, 5.

Musk — que ajudou a fundar a OpenAI em 2015 — processou a companhia em fevereiro, acusando a criadora do ChatGPT de deixar sua missão original uma vez que organização sem fins lucrativos ao reservar algumas de suas tecnologias de IA mais avançadas para clientes privados. Ele desistiu do processo em junho, sem explicações, posteriormente a OpenAI publicar antigos e-mails de Musk sobre a geração da empresa.

A mensagem que Sam Altman enviou para Elon Musk depois de processo judicial

A novidade ação judicial, movida contra a OpenAI, Altman e o co-fundador Gregory Brockman, repete as alegações anteriores. Enquanto o primeiro processo foi registrado em um tribunal estadual da Califórnia, o novo foi apresentado em um tribunal federalista no setentrião do estado e tem quase o duplo do tamanho. Diferentemente da ação original, inclui acusações de que a OpenAI está envolvida em atividades de roubo.

A ação alega que Musk foi “traído por Altman e seus cúmplices”. “A perfídia e o miragem são de proporções shakespearianas”, afirma o documento protocolado no processo.

No ano pretérito, uma crise no sobranceiro escalão da empresa resultou na destituição abrupta de Altman uma vez que CEO, seguida por sua rápida recontratação, dessa vez com a Microsoft ganhando um assento no parecer da OpenAI, sem recta a voto. A Microsoft abandonou seu assento uma vez que observadora em julho, posteriormente escrutínio regulatório da Europa, Reino Uno e Estados Unidos.

A ação de 83 páginas alega que a parceria da OpenAI com a Microsoft “virou a narrativa” da missão original da empresa.

“Em parceria com a Microsoft, Altman estabeleceu uma rede opaca de afiliadas da OpenAI com fins lucrativos, envolveu-se em negócios próprios desenfreados, tomou o controle do parecer da OpenAI e sistematicamente esvaziou a organização sem fins lucrativos de sua tecnologia e pessoal valiosos”, afirma o processo.

Musk não é o único a escrutinar a OpenAI. A Percentagem Federalista de Transacção está investigando a empresa por possíveis violações da lei de proteção ao consumidor. A Percentagem de Valores Mobiliários também investigou se os investidores da OpenAI foram enganados, segundo a Reuters. Altman tem um duro caminho para enfrentar.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios