
Chuvas e temporais devem trazer onda de frio intensa e duradoura na sexta (9) – ac24horas.com
O tempo deve mudar radicalmente esta semana no Acre. O proclamação foi feito na tarde desta segunda-feira, 5, pelo pesquisar Davi Friale, no portal O Tempo Cá.
O calor e uma tamanho de ar úmido, vindo do oceano Atlântico devem trazer chuvas, com subida verosimilhança de temporais, com raios e ventanias, e, na sequência, uma possante vaga de indiferente chega no termo de semana.
“Assim, até quinta-feira, dia 8, o calor e as chuvas pontuais, mas que podem ser fortes e acompanhadas de temporais, vai predominar no Acre. Na sexta-feira, dia 9, uma possante, abrangente e duradoura vaga de indiferente polar chegará ao Acre, despencando a temperatura e provocando mais uma possante friagem – a sétima do ano – na Amazônia Ocidental. É subida a verosimilhança de serem registradas as menores temperaturas de 2024, até o momento, com mínimas, em Rio Branco, em Brasileia e cidades vizinhas, entre 10 e 13ºC. Até o momento, a menor temperatura registrada, neste ano, no Acre, foi 11,8ºC e, em Rio Branco, 12,8ºC”, escreveu Friale.
Segundo o pesquisador, esta vaga de indiferente será muito abrangente, atingindo todo o Acre, Rondônia, maior segmento do Amazonas e de Mato Grosso, núcleo, sul e oeste de Goiás, planícies da Bolívia e região de selva do Peru, além de vários outros estados do Brasil. Os ventos amenos dessa vaga polar poderão ser sentidos até em Manaus, sul de Roraima e sul da Colômbia.
Relacionado