Vai viajar e precisa se vacinar? Saiba como agendar médico do viajante

Guilherme Silva / Semsa

Vacina mais pedida para viagens é a da febre amarela

Vai viajar e precisa saber quais vacinas tomar? A medicina do viajante, uma subespecialidade que procura reduzir e prevenir a circulação ou reintrodução de doenças entre os países, pode te ajudar. No Brasil, o atendimento especializado acontece desde 1977.

Ao iG, o infectologista Marco Iazzetti esclarece que, independentemente de se viajar ou não, manter as vacinas em dia significa reduzir a circulação de vírus e bactérias na população, protegendo a saúde da sociedade. O Brasil tem um Programa Pátrio de Imunização extremamente completo, o que significa que se a pessoa mantiver a sua carteira atualizada ela terá poucas vacinas a realizar antes da viagem.

A avaliação é feita durante consultas pré-viagem, em trânsito e depois o retorno. Recomendam-se vacinas que, em sua maioria, são aplicadas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Outras medidas de prevenção, tais porquê quimioprofilaxia para malária, e demais informações também são discutidas.

“A primeira coisa que precisamos saber é o sorte da viagem. Para viagens no território brasílio, basta manter a carteira atualizada. Geralmente, as crianças possuem as vacinas em dia. Os adultos que precisam permanecer atentos para a atualização, principalmente com relação às vacinas de vírus respiratórios porquê Sarampo e Covid-19”, diz o o infectologista Marco Iazzetti.

É importante ressaltar que a vacina deve ser aplicada com no mínimo 10 dias de antecedência da data da viagem.

Quais vacinas são as mais comuns de serem requisitadas para viagens?

“Adultos que não receberam vacina contra Hepatite A e B também deverão atualizar. Caso não tenha tido Varicela (catapora), também pode receber. Febre Amarela é uma vacina que é obrigatória em vários países, o viajante precisa consultar a embaixada do sorte para saber da premência, ou não, dela. Países da América Latina e África quase sempre exigem”, diz o perito.

“Alguns países da África não exigem, mas há recomendação da Organização Mundial da Saúde da vacinação contra Febre Tifóide. Caso for fazer, a vacina deve ser aplicada no mínimo 2 semanas antes da data da viajem. É interessante que o viajante acesse a página da OMS sobre vacinas nos países”, acrescenta Iazzetti.

Febre-amarela

A vacina da febre-amarela é indicada para residentes e/ou viajantes que se destinam às Áreas com Recomendação de Vacinação (ACRV).

No Brasil, não há obrigatoriedade de comprovação vacinal para ingressão no país. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que os turistas internacionais atualizem a sua situação vacinal previamente à chegada ao Brasil, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência, em próprio, as vacinas contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano.

O Ministério da Saúde orienta, ainda, que o viajante inclua o cartão de vacinação entre os documentos da viagem, pois, conforme as normas do Programa Pátrio de Imunizações, nascente é o documento que comprova, em território pátrio, a vacinação. No entanto, para viagens internacionais, é importante dispor também do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido, para ingressão no país de sorte ou no qual ocorra graduação de voos.

Uma vez que agendar em SP?

Em São Paulo, as consultas com o médico do viajante podem ser agendadas previamente pelo e-mail [email protected] de segunda à sexta-feira. Os agendamentos por e-mail serão respondidos com as informações necessárias para o dia da consulta.

Para o agendamento, é preciso informar os seguintes dados: nome completo, data de promanação, filiação, telefone de contato, horário de interesse (manhã ou tarde) e sugestão de data. As consultas serão marcadas mediante a disponibilidade de data e horário, tentando respeitar o mais próximo provável da opção desejada.

Para o dia da consulta, é importante:

  • Chegar com 30 minutos de antecedência para introdução da ficha (guichê de recepção);
  • Apresentar documento com foto e carteira de vacina;

Levar a carteirinha de vacinação.

Centros de Suporte à Saúde do Viajante

  • Núcleo do Viajante Emílio Ribas – SP
    Av. Doutor Arnaldo, 165 – 01246-900 – São Paulo –  São Paulo/SP
    CEP: 01246-900
    (11) 3896-1366

    Ambulatório do Viajante no Hospital das Clínicas – SP
    Endereço: Av. Dr. Enéas de Roble Aguiar, 255 Cerqueira César 05403-000 São Paulo – Brasil
    CEP: 05403-000
    (11) 2661-6392 / (11)2661-0000

    Ambulatório de Medicina do Viajante/UNIFESP – SP
    Rua Borges Lagoa, 770 – Vila Clementino – São Paulo/SP
    CEP: 04038-001
    (11) 5084-5005

    Medicina dos Viajantes Hospital das Clínicas/USP – Ribeirão Preto
    Av. Bandeirantes, 3900 – Monte Prazenteiro / Campus – Ribeirão Preto/SP
    CEP: 14048-900
    (16) 3602-2695

    Núcleo de Informações em Saúde para Viajantes/CIVES/UFRJ – RJ
    Ilhota do Fundão – Av. Athos da Silveira Ramos, Sala 2 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ CEP: 21941-611
    (21) 3215-2792 / (21)3215-2785

    Instituto Pátrio de Infectologia Evandro Chagas
    Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro
    CEP: 21040-360
    (21) 3865-9595

    Fiocruz
    Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 21040-900
    (21) 2598-4242

Quer permanecer por dentro das principais notícias do dia? Clique  cá e faça segmento do nosso ducto no WhatsApp.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios