PL quer tornar reconhecimento facial obrigatório para verificar idade em redes sociais

Foi protocolado nesta quarta-feira, 4, um projeto de lei que propõe uma mudança significativa no Marco Social da Internet (MCI). A teoria é que redes sociais e outras plataformas digitais passem a adotar reconhecimento facial para verificar a idade de novos usuários. De autoria do deputado Ricardo Ayres (Republicanos/TO), o PL 3.435/24 procura “prevenir atividades ilícitas e proteger a segurança dos cidadãos no envolvente do dedo”.

A proposta sugere modificar o item do MCI que exige que empresas mantenham registros de entrada por até seis meses. A mudança é necessária pois as companhias que desenvolvem essas soluções geralmente afirmam que os dados não são armazenados, justamente para proteger a segurança e a privacidade dos usuários, indo de encontro a uma das exigências atuais do Marco Social.

Possíveis implicações no uso de reconhecimento facial

Caso validado, o projeto pode desencadear discussões sobre privacidade e segurança de dados no Brasil. As empresas de tecnologia terão de ajustar seus processos ao novo requisito, o que pode gerar desafios operacionais e questões legais, principalmente em um cenário em que os dados biométricos são cada vez mais debatidos.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios