Enem dos concursos terá resultados em novembro e contratação em 2025
A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou nesta quinta-feira (4), em coletiva de prelo, a manutenção da data da prova do Concurso Pátrio Unificado (CNU)
, divulgado porquê o “Enem dos concursos”. Segundo o planejamento, as provas serão realizadas no dia 18 de agosto e os resultados saem dia 21 de novembro. A convocação está prevista para janeiro de 2025. Aliás, Dweck afirmou que novas vagas poderão ser disponibilizadas aos participantes.
A prova foi programada inicialmente para 5 de maio, no entanto, foi adiada para 18 de agosto devido às condições climáticas adversas que afetaram o Rio Grande do Sul
.
A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou a manutenção da data no próximo mês, mesmo que haja outra tragédia da magnitude das enchentes. Nesse caso, será realizada uma prova fenomenal somente aos afetados. Para isso, o número de afetados precisa ser superior a 0,5% do totalidade de inscritos. Essa novidade prova será destinada a vagas suplementares
“Em caso de um evento fenomenal, de grandes proporções, a gente está prevendo uma realização extraordinária da prova para as pessoas afetadas”, disse a ministra.
Sobre a possibilidade de amplicação do número de vagas, a ministra Esther Dweck afirmou que “está soltando novas vagas aos poucos”. Ontem, por exemplo, foram autorizadas 460 vagas para extensão de Meio Envolvente, sendo 260 para o Ibama, 180 para o ICMBio e 20 para o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico.
Antes, já haviam sido adicionadas 50 vagas ao Ministério de Relações Exteriores, além de provimento suplementar na Secretaria Pátrio de Políticas Penais (Senappen), na Filial Brasileira de Lucidez (Abin) e na Advocacia-Universal da União.
Essas vagas podem ser ofertadas já nesse concurso, caso o ministério avalie necessário. Nesse caso, elas funcionaram em um esquema similar a um cadastro de suplente.
Já sobre a possibilidade de realização de um novo “Enem dos Concursos” em 2025, Dweck foi taxativa: “Vai depender da disponibilidade orçamentária”.
A previsão é que o governo publique ainda nesta quinta-feira (5) o edital com as regras do concurso.
Dweck confirmou que as provas, que já estavam impressas, não foram violadas com o procrastinação, e garantiu a segurança do revista.
Quem fez a letreiro para a prova de maio e, por qualquer motivo, não poderá realizar a prova na novidade data pode pedir reembolso da taxa de letreiro entre os dias 5 e 7 de julho. Aliás, caso haja premência de modificar o lugar de prova, o prazo também é o mesmo, de sexta (5) a domingo (7).
Confira o novo cronograma do Enem dos concursos
CNU
O CNU oferece um totalidade de 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, consolidando múltiplas oportunidades de serviço em um único processo seletivo. Os salários iniciais chegam a R$ 22,9 milénio e as vagas estão distribuídas por todos os estados brasileiros e no Província Federalista.
Com um número recorde de inscritos, mais de 2,1 milhões de candidatos estão participando do processo seletivo, segundo dados do governo.
A previsão inicial era impor o revista em 228 cidades brasileiras. Novos cartões de confirmação serão disponibilizados em 7 de agosto, conforme anunciado pelo Ministério da Gestão.