Enem 2024: Game of Thrones, Bob Marley e Racionais MC’s têm questões na prova
Os candidatos do Enem 2024 realizaram 90 questões de linguagens e de ciências humanas, além da redação, neste domingo (3). Apesar de esgotante, o fiscalização surpreendeu os estudantes com textos que citavam a série “Game of Thrones”, o cantor Bob Marley e o grupo Racionais MC’s.
Segundo Vinicius Beltrão, coordenador de Ensino e Inovações do SAS Instrução, uma das questões trazia uma resenha sátira de “Game of Thrones”. Os candidatos precisavam investigar as características do gênero textual.
“Capítulo 4, Versículo 3”, de Racionais MC’s também apareceu na prova. Nesse caso, o estudante precisava investigar a temática da violência abordada na música.
O grupo é figurinha carimbada nos vestibulares. O álbum Sobrevivendo no Inferno já foi cobrado uma vez que obra obrigatória para o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em anos anteriores.
Nas questões de inglês, Bob Marley marcou presença. Uma pergunta relacionava o estilo de vida de Bob Marley e uma frase de Albert Eistein, que mostra uma vez que devemos aprender diante das adversidades. “A questão perguntava o que os dois falavam em generalidade”, disse Beltrão.
Primeiro dia do Enem 2024
No primeiro dia do Enem 2024, os estudantes responderam 45 questões de ciências humanas, 45 questões de linguagens e a redação. A prova contou com uma grande quantidade de textos, além de destaque para temas identitários, envolvendo as populações negra e indígena brasileiras.
A prova de linguagens foi marcada pela quantidade de texto. “A gente teve até uma quantidade razoável de imagens, mas o texto escrito foi o mais preponderante no contexto da prova inteira”, avalia Paulo Fernandes, consultor pedagógico do SAS Instrução.
Já a prova de humanas trouxe uma vez que destaque temas relacionados à cultura tradicional brasileira, abrangendo os povos indígenas e tradicionais e a população afro-descendente. Além de assuntos recorrentes uma vez que, por exemplo, direitos sociais e Vargas.
A questão identitária também foi tema da redação escolhido para a prova deste ano: “Desafios para a valorização da legado africana no Brasil”.
5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais