‘130 dias de estiagem e não falta água’
O prefeito e candidato à reeleição em Senador Canedo, Fernando Pellozo (União Brasil), afirma que os investimentos feitos na ampliação do sistema de fornecimento de chuva melhorou substancialmente a situação vivida no município, principalmente no período de estiagem.
“No ano pretérito, nessa estação, a gente já começava a sentir o problema”, disse Pellozo na tarde desta segunda-feira (2/9), durante sabatina na Rádio Band News FM.
O candidato apontou a geminação na extensão de adutoras, em somente três anos de sua gestão, uma vez que um dos pontos que melhorou o sistema.
Aliás, a Sanesc (Escritório de Saneamento de Senador Canedo) dobrou a capacidade de produção das suas estações de tratamento e aumentou significativamente as reservas, tanto nas represas de chuva bruta uma vez que nos reservatórios espalhados no município.
“Temos mais de 60 milhões de litros de chuva tratada nesses reservatórios, garantindo a normalidade no fornecimento”, frisou Pellozo.
Um dos mais importantes investimentos, segundo o gestor, foi a construção do Haras 2, segundo maior lago da região metropolitana de Goiânia, para produção de chuva, com capacidade de 459 milhões de litros.
“O Haras 2 já baixou bastante, mas temos as outras represas, uma vez que Haras, com capacidade totalidade para continuar enfrentando essa estiagem”, destaca o prefeito.
Caso seja reeleito em outubro, Fernando Pellozo disse que pretende continuar investindo na Sanesc. As prioridades são ampliação da capacidade de tratamento e construção de um novo lago, aproveitando as águas do Rio Sozinha.
Com essas medidas, o município passaria a ter autonomia para os próximos 30 anos no fornecimento de chuva. Outra prioridade é levar a rede de esgoto para 60% dos imóveis de Senador Canedo, já no próximo ano.