
5 dicas para contratar bons profissionais
5 dicas para contratar bons profissionais
Recrutar profissionais de qualidade é vital para qualquer organização que almeje prolongamento e sucesso no horizonte. Atualmente, a sociedade vive um cenário extremamente competitivo em que atrair talentos qualificados não é uma tarefa fácil, mas, por outro lado, se trata de um pouco indispensável para perfurar as portas para a qualidade e a eficiência no trabalho.
Por isso, confira, a seguir, algumas dicas de uma vez que realizar a melhor seleção!
1. Defina o perfil do candidato desejado
Antes de encetar as entrevistas, é importante entender quais são as
habilidades
, as experiências e as personalidades ideais para o missão e cultura da empresa. “Devemos sempre lembrar que ter um ideal estruturado é uma premência, não uma opção”, comenta Angélica Rabello, gestora de Projetos e Estrategista de Negócios.
2. Utilize múltiplos canais de recrutamento
Para ampliar a procura e torná-la mais eficiente, utilize uma ampla gama de canais de recrutamento. Busque profissionais em sites de tarefa, redes sociais, a partir de indicação de funcionários, feiras de curso e agências de recrutamento.
3. Elabore uma descrição do missão interessante e precisa
Uma descrição clara e muito elaborada é fundamental para atrair os
candidatos
certos. Deve-se evidenciar os aspectos mais importantes da vaga e da empresa, além de especificar claramente as responsabilidades e os requisitos para o missão.
4. Realize uma triagem eficiente dos currículos
Investir tempo na triagem cuidadosa dos currículos pode ajudar a identificar os candidatos mais promissores já no início da seleção. Procure por profissionais com experiências relevantes, realizações significativas e uma boa adaptação ao perfil desejado.
5. Conduza boas entrevistas
As entrevistas são uma
oportunidade
para saber os candidatos e julgar não só suas habilidades técnicas, mas também sua personalidade, motivação e ajuste à cultura da empresa. Utilize perguntas comportamentais e cenários hipotéticos para perceber uma vez que reagem a desafios e situações reais do trabalho.