
Valdileia Martins se classifica à final do salto em altura em Paris – ac24horas.com
O Brasil abriu o primeiro dia de competições do atletismo no Stade de France com a classificação da paranense Valdileia Martins à final do salto em fundura nos Jogos de Paris. Nesta sexta-feira (2), a brasileira ultrapassou o sarrafo com a marca de 1,92 metro de fundura, diante do estádio lotado. Valdileia garantiu a 11ª colocação entre as 12 que avançaram à final, de um totalidade de 32 competidoras. No entanto, a participação dela ainda é incerta na decisão por medalhas no domingo (4), a partir das 14h55 (horário de Brasília).
“Eu estava treinando super muito. Antes de eu viajar para cá na segunda-feira, eu fiz um treino e quebrei o recorde em treinamento, saltei 1,93 m, logo eu estava realmente pronta para o resultado. Era confiar no meu potencial e não permanecer nervosa por ser uma competição tão grande, com público muito grande. Isso poderia interferir no resultado, mas eu entrei na prova com a cabeça muito boa, eu estou muito muito mentalmente levante ano. Portanto, se não passei de primeira, passava de segunda. No 1,95 m, coloquei um pouco mais de força do que deveria e acabei torcendo o meu pé. Mas eu estou super contente com o resultado, é o resultado que eu imaginava, foi tudo uma vez que o planejado. Eu treinei para trespassar na Olimpíada. Acho que foi um feito muito grande. Eu e o Dino [técnico Dino Aguiar] estamos muito felizes com o que a gente conquistou até agora”, detalhou Valdileia, em testemunho à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Segundo nota da CBAt, posteriormente avaliação com o médico André Guerreiro, a desportista iniciou um tratamento intenso com medicamentos e fisioterapia para se restabelecer da estorcegão no tornozelo e saltar na final. Segundo o técnico, Valdileia apresenta dor no sítio e edema moderado.
Ao conseguir a fundura de 1,92m, Valdileira igualou o recorde brasiliano, estabelecido há 35 anos por Orlane Maria dos Santos. Em maio deste ano, a saltadora de 34 anos já conquistara ouro inédito no Campeonato Íbero-Americano, em Cuiabá, com a marca de 1,88m.
Outros resultados
Outros brasileiros competiram nesta sexta (2) no Stade de France. O pernambucano José Fernando Santana, espargido pelo sobrenome de Balotelli disputou três das cinco provas do decatlo (100m rasos, salto em intervalo e lançadura do peso). Na corrida dos 100m rasos, que abre o decatlo, o desportista já somou os primeiros 938 pontos, ao cruzar a risca de chegada em 10s66, seu melhor tempo na curso. Até o momento ele ocupa a 16ª colocação universal (2.536 pontos), entre 24 competidores. Ele ainda compete nesta sexta (2) nas provas do salto com vara, o salto em fundura e nos 400m rasos. No domingo (4), a partir das 5h, ele conclui a competição de decatlo com as séries dos 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de lança e 1.500m rasos.
Na disputa feminina dos 100m rasos, Vitória Rosa e Ana Carolina Azevedo não se classificaram às semifinais. Vitória encerrou a prova em 12s02 (68ª colocada) e Ana Carolina Azevedo em 11.32 (35ª).