Número de profissionais em cargos de cibersegurança cresceu e 4,5% entre 2023 e 2024

Segundo uma novidade pesquisa do LinkedIn, o setor de cibersegurança no Brasil mostrou um incremento notável entre maio de 2023 e maio de 2024. Os dados do LinkedIn Economic Graph, relatório que leva em conta informações públicas disponíveis nos perfis de usuários(as) da plataforma ao volta do mundo, mostram que a proporção de profissionais trabalhando em cargos de cibersegurança no país cresceu 4,5%, quando comparado a outros setores, ficando detrás unicamente da Alemanha, onde o incremento foi de 4,7%, e da Espanha, onde o aumento foi de 5,5%.

Apesar do incremento significativo, ainda existe espaço para melhorias e expansão desses postos de trabalho. O relatório revela que, se todos os profissionais brasileiros com habilidades ou certificações em cibersegurança estivessem trabalhando na superfície, o setor poderia potencialmente crescer 41,7%, suprindo uma segmento significativa da demanda por especialistas.

O Brasil está se movimentando para melhorar também a justiça de gênero, principalmente relevante para o setor. Embora a superfície continue sendo dominada por homens, que ainda ocupam 80% dos cargos em cibersegurança, a participação das brasileiras foi a que mais cresceu no mundo, com um aumento de 4,45% no período, seguidas pelas polonesas, com 3,55%. Globalmente, as mulheres são menos de um terço da força de trabalho na superfície. Mesmo em países onde se destacam, porquê Itália, onde 26,7% do setor é formado por mulheres, Singapura (26,2%) e Canadá (21,2%), o mercado ainda tem espaço para progressão.

O Brasil também lidera a lista de países onde a proporção de vagas em cibersegurança, em conferência com outros setores, cresceu na soma dos últimos quatro anos, atingindo 11,2%. No entanto, a proporção de pregão de novas vagas diminuiu 2,3% entre 2023 e 2024, assim porquê em quase todos os 14 países avaliados no relatório.

A maior queda nas novas contratações foi nos Estados Unidos, onde o número de vagas diminuiu 5,3%. Por outro lado, o relatório mostrou destaques positivos porquê o incremento na Espanha, onde houve um aumento de 5,4%, e no México, que viu as contratações crescerem 6,8% entre 2023 e 2024.

Confira outras pesquisas sobre IA

  • No Brasil, 47% dos varejistas já utilizam IA, focando em marketing e vendas
  • Pesquisa mostra resistência ao uso de IA no atendimento ao cliente
  • Aeroportos registram queda no extravio de bagagens em seguida implementação de novas tecnologias
  • IA será prioridade da metade dos profissionais de TI em dois anos, aponta pesquisa
  • Você sabe o que é telemática? Tecnologia reduziu em 40% as taxas de colisões em estradas, diz estudo
  • IA vira arma para hackers e empresas se encontram sem profissionais qualificados

Conheça as maiores feiras de tecnologia do mundo

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios