
Jogos de Paris: Brasil terá a maior delegação paralímpica da história fora do país
Com o fechamento das Olimpíadas, os holofotes se voltam agora para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e nesta segunda-feira (12), as seleções brasileiras de tênis de mesa, remo e vôlei sentado embarcam para a competição, com um grupo que inclui 46 atletas com deficiência e um timoneiro. No totalidade, a delegação contará com 254 esportistas, além de 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, somando 279 competidores, um recorde de participação feminina para o Brasil em Paralimpíadas.
Leia mais:
Brasil perde para os EUA e fica com a prata no futebol feminino na Olimpíada
O Brasil já havia registrado sua maior participação em Paralimpíadas fora do país em Tóquio 2020, com 259 atletas. Para Paris 2024, o embarque dos brasileiros será realizado de forma escalonada, em 12 datas diferentes. A equipe de tiro com roda segue viagem na terça-feira, seguida pelos atletas de ciclismo e goalball no dia 14, enquanto outros 46 competidores, incluindo nadadores, jogadores de badminton e praticantes de taekwondo, partem no dia 15.
Os 254 atletas convocados representam 22 estados e o Província Federalista, com São Paulo destacando-se por ter o maior número de participantes, totalizando 71 atletas. O Comitê Paralímpico Brasílico (CPB) recentemente lançou a campanha “Mais que vencedores: brasileiros”, que foca nos medalhistas paralímpicos e mundiais que irão competir. O vídeo da campanha, estrelado por atletas porquê Gabriel Araújo e Mariana D’Andrea, procura não exclusivamente promover os esportistas, mas também substanciar a valia da inclusão por meio do esporte.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
Essa campanha é segmento do esforço do CPB para engajar a população e aumentar o escora aos atletas paralímpicos, ressaltando que eles são não exclusivamente competidores de tá nível, mas também exemplos de superação e inclusão social. A expectativa é que Paris 2024 seja mais um marco na história do esporte paralímpico brasiliano, com a delegação buscando superar os desafios e trazer orgulho ao país.